Houston, temos um problema: morreu o astronauta Jim Lovell

NASA

O astronauta Jim Lovell, comandante da missão Apollo 13 da NASA

O famoso astronauta da NASA, Jim Lovell, que comandou a quase desastrosa missão Apollo 13 — que foi forçada a abandonar a tentativa de alunagem em 1970 — faleceu esta quinta-feira, aos 97 anos.

Morreu o astronauta Jim Lovell, comandante da missão Apollo 13, da NASA, que tornou célebre a frase “Houston, we have a problem”.

A família de Lovell pediu privacidade, mas declarou estar “triste por anunciar o falecimento do nosso querido pai, Capitão da Marinha dos EUA Jim Lovell, piloto e oficial da Marinha, astronauta, líder e explorador do espaço”.

Segundo um comunicado da NASA, Lovell morreu a 7 de Agosto, em Lake Forest, Illinois. A causa da morte não foi imediatamente divulgada.

“A NASA apresenta as suas condolências à família do Capitão Jim Lovell, cuja vida e trabalho inspiraram milhões de pessoas ao longo das décadas”, diz o comunicado da agência espacial norte-americana.

“O carácter e a coragem inabalável de Jim ajudaram a nossa nação a alcançar a Lua e transformaram uma potencial tragédia num sucesso do qual aprendemos imensamente. Lamentamos a sua partida, mesmo enquanto celebramos as suas conquistas”, acrescenta a nota.

“Desde um par de pioneiras missões Gemini até aos êxitos do programa Apollo, Jim ajudou o nosso país a traçar um caminho histórico no espaço, que nos conduz agora às futuras missões Artemis à Lua e mais além”, acrescenta o comunicado da NASA.

“Como piloto do módulo de comando na Apollo 8, Jim e os seus colegas de tripulação foram os primeiros a descolar num foguetão Saturn V e a orbitar a Lua, provando que a alunagem estava ao alcance”, diz a agência espacial.

“Como comandante da missão Apollo 13, a sua força tranquila sob pressão ajudou a trazer a tripulação em segurança de volta à Terra, demonstrando a rapidez de raciocínio e a capacidade de inovação que influenciaram futuras missões da NASA”, realça a nota.

No dia 11 de abril de 1970, a NASA lançou a missão Apollo 13, na que seria a 3ª missão tripulada à Lua. Mas, dois dias após o lançamento, a nave enfrentou uma situação de emergência que colocou em risco as vidas da tripulação — o comandante Jim Lovell, Jack Swigert e Fred Haise — e toda a missão.

Durante a viagem, ocorreu uma explosão no módulo de serviço, danificando severamente os sistemas de suporte de vida e de comunicação da nave. É nesse   momento que Jack Swigert terá dito para o centro de controlo de missão da NASA a frase “Houston, we have a problem”.

A expressão tornou-se famosa, mas está ligeiramente errada. A verdadeira frase de Swigert foi na realidade “Okay, Houston, we’ve had a problem here”.

Os astronautas nunca chegaram a pisar solo lunar, mas conseguiram ultrapassar os problemas técnicos que a nave enfrentou, e regressar à Terra.

Conhecido pelo seu sentido de humor, o inesquecível astronauta ganhou a alcunha de Smilin’ Jim junto dos colegas — por estar sempre pronto a sorrir quando tinha uma resposta particularmente espirituosa.

“Jim também serviu o seu país nas forças armadas, e a Marinha perdeu um orgulhoso graduado da academia naval e piloto de testes. Personificava a determinação corajosa e o otimismo dos exploradores do passado e do futuro, e recordá-lo-emos para sempre”, assim se despede a NASA do seu astronauta.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.