Apanhar escaldões para ter marcas de bronzeado está na moda. França “queima” TikTok

Governo francês condena crescente romantização do bronzeado na rede social, onde o índice UV é usado para ver qual a hora mais perigosa — e mais apetitosa — de trabalhar para o bronze.

O governo francês voltou a atacar o TikTok, desta vez, devido à alarmante nova tendência na plataforma que promove a exposição perigosa ao sol.

Na rede social circulam vídeos este verão que explicam aos utilizadores como obter as desejadas marcas de bronzeado das alças do biquíni. Vários vídeos publicados no TikTok mostram raparigas a exibir e vangloriar o bronzeado, muitas vezes excessivo.

A hashtag #sunburntanlines conta com milhões de vídeos, muitos deles a explicar como obter o bronzeado desejado. Encorajam a exposição nas horas de maiores níveis de radiação ultravioleta (UV), recorrendo até a um índice UV — uma medição da quantidade de raios que atingem o planeta, ferramenta que deve ser usada como prevenção.

Em alguns vídeos, jovens gabam-se dos seus corpos queimados e até adaptam a frase do fitness “no pain, no gain” (“sem dor, não há ganhos”) à hora de bronzear.

Os vídeos incentivam os jovens a ficarem mais tempo expostos aos raios solares, prática que pode causar “danos graves à saúde dos utilizadores”, alertaram o Ministro da Saúde, Yannick Neuder, e a Ministra da Transição Digital, Clara Chappaz, em carta enviada na sexta-feira ao regulador nacional Arcom.

As autoridades francesas pediram que o regulador, em coordenação com a Comissão Europeia, assegure que plataformas como o TikTok cumprem com as obrigações impostas pela nova Lei dos Serviços Digitais. Entre essas exigências estão a proteção de menores, a avaliação e mitigação de riscos sistémicos e a transparência dos algoritmos. Segundo o Politico, Paris quer que o Arcom reúna provas e, se necessário, colabore com os serviços da Comissão Europeia para uma eventual investigação.

Esta não é a primeira vez que o governo francês pressiona a plataforma. Em abril, Chappaz já tinha criticado a tendência “SkinnyTok” que promovia magreza extrema e distúrbios alimentares — o TikTok acabou por banir a hashtag associada.

Recorde-se que o presidente francês, Emmanuel Macron garantiu ao país, em junho, que a França proibirá as redes sociais para menores de 15 anos se, dentro de “alguns meses”, isso não for feito a nível europeu.

“Defendo a proibição das redes sociais para menores de 15 anos e podemos fazê-lo, porque todas as plataformas têm a possibilidade, através do reconhecimento facial para identificação, de verificar a idade”, disse, exaltado, Macron. “Haverá alguns meses para mobilização europeia, caso contrário vamos começá-lo a fazer em França. Não podemos esperar“, disse, dirigindo-se a Bruxelas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.