Puxador da porta do carro: o que era simples é hoje cada vez mais complicado

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Porque é que os puxadores das portas dos carros, outrora simples, parecem estar a ficar cada vez mais “chatos”?

Nas primeiras décadas do século passado, as maçanetas eram tão básicas como as das portas das casas, mas agora há puxadores para todos os gostos — se é que ainda se chamam puxadores, porque muitos, não são feitos para puxar.

Alguns são de empurrar para cima, outros para puxar para fora, outros têm um botão. Outros já ligam a mão do condutor ao mecanismo de fecho das portas. Outros abrem por smartphone, cartão ou comandos de voz.

As “modernices” neste campo irritam cada vez mais gente.

“Acredito, do fundo da minha alma, que o objetivo número um dos fabricantes de automóveis na vida é arruinar a experiência de condução“, desabafa Dave Schilling em artigo de opinião no The Guardian: “na tentativa de resolver problemas inexistentes, os fabricantes de automóveis estão a criar mais problemas”.

A grande mudança ocorreu na separação entre a maçaneta e o trinco, libertando os engenheiros para posicionar os mecanismos de fecho de forma mais segura. Os fechos modernos são geralmente colocados ao nível do centro de massa da porta, alinhados com as dobradiças, para garantir que a porta se mantenha fechada mesmo após uma colisão severa.

A aerodinâmica também influenciou o design: ao longo dos anos, as maçanetas tornaram-se mais discretas para reduzir a resistência ao ar. Exemplos modernos, como o Corvette C8, escondem as maçanetas em canais aerodinâmicos. Schilling lembra as más experiências com o elétrico Volkswagen ID. 4:

“O carro elétrico Volkswagen ID. 4 foi concebido com sensores eletrónicos no interior dos puxadores das portas. A VW alegou que isso ajudou na ‘redução do arrasto’: os puxadores das portas estavam alinhados com o carro, tornando-o menos resistente ao vento, ou algo do género. Esta “inovação” mal me chamou a atenção”, adianta o autor: “a água estava a entrar nos sensores dos puxadores das portas e a corroer os componentes eletrónicos. Além disso, os condutores relataram que as portas abriam sozinhas enquanto o carro estava em movimento. Finalmente, posso dar uma cambalhota para sair do meu carro, sem usar as mãos”, ironiza.

O Tesla é alvo de críticas semelhantes. “Quando a tua amiga conduz um Tesla, mas tu és pobre” foi um meme que viralizou nas redes sociais, publicado por uma jovem que não conseguiu por nada abrir a porta de um elétrico da empresa do bilionário Elon Musk.

@savannahchild “How do I open this” every 5 seconds @kierstyn arbuckle #tesla #teslacheck #funny ♬ Monkeys Spinning Monkeys – Kevin MacLeod & Kevin The Monkey

Para abrir a porta de um Tesla Model 3, por exemplo, é necessário pressionar o lado direito enquanto segura o puxador levantado do lado esquerdo.

Já no interior das portas, curiosamente, os mecanismos pouco mudaram: a maioria ainda utiliza cabos para ativar o trinco. Mesmo os sistemas eletrónicos mais recentes incluem redundâncias mecânicas — para garantir a abertura manual, em caso de avaria.

ZAP //

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