O “escândalo das sandálias”: indianos chateados, Prada admite inspiração

4

Prada reconhece inspiração indiana em polémico design de sandálias. Modelo foi apresentado num desfile em Milão e “choveram” críticas.

Envolve a Prada, envolve artesãos e políticos indianos chaetados, envolve um desfile em Itália, envolve redes sociais. É o “escândalo das sandálias”, descreve a Reuters, que aproveita o trocadilho em inglês “sandal scandal”.

A marca de luxo Prada reconheceu oficialmente a herança indiana por detrás do design de um novo modelo de sandálias.

As sandálias foram apresentadas recentemente no seu desfile em Milão – e logo “choveram” críticas sobre a ausência de crédito aos artesãos tradicionais indianos.

Em causa umas sandálias de couro com os dedos expostos e um design entrançado, muito semelhante às tradicionais Kolhapuri, um tipo de calçado artesanal originário do estado de Maharashtra, na Índia, cujas origens remontam ao século XII.

As imagens do desfile em Milão provocaram uma reacção em cadeia nas redes sociais e meios de comunicação indianos.

Artesãos, políticos e membros do público ficaram aborrecidos porque, alegam, a arte indiana, com séculos de história, está a ser apropriada sem reconhecimento.

Os indianos queriam “crédito a quem o merece”.

Em resposta à crescente pressão, Lorenzo Bertelli, responsável pela Prada e filho dos proprietários da marca, enviou uma carta à Câmara de Comércio de Maharashtra.

No documento, lê-se: “Reconhecemos que as sandálias são inspiradas no calçado artesanal tradicional indiano, com uma herança de séculos.”

Bertelli manifestou ainda abertura para um diálogo com os artesãos locais e prometeu encontros futuros para explorar uma colaboração significativa.

Num comunicado separado, a Prada declarou que “sempre celebrou o artesanato, a herança e as tradições do design”, confirmando a inspiração indiana das sandálias – embora estas ainda estejam numa fase inicial de desenvolvimento e não haja confirmação de que venham a ser comercializadas.

Versões de luxo do calçado da Prada ultrapassam os 700 euros; as sandálias Kolhapuri tradicionais podem ser compradas na Índia a partir de 10 euros.

Ainda assim, destaca a Reuters, este caso das sandálias da Prada reacendeu o debate sobre apropriação cultural e a necessidade de as grandes marcas de moda reconhecerem devidamente as comunidades cujas tradições incorporam.

ZAP //

4 Comments

  1. Ao ZAP: “Chateados”?! “Chateados” é calão, não é linguagem jornalística! O correcto é dizer “aborrecidos”, “zangados”, “furiosos”, “ofendidos”, “escandalizados”, “ultrajados”, etc. Agora, “chateados”? Tenham paciência, não é?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.