/

Numa pequena cidade holandesa vai ser possível nadar em Água Benta (e caminhar sobre a água)

MVRDV

O estúdio holandês MVRDV foi escolhido para renovar radicalmente uma igreja desativada. O antigo local de culto está a ser transformado numa piscina pública, com um piso móvel que permite aos visitantes “caminhar sobre a água”.

Desativada desde 2023, a centenária Igreja de S. Francisco de Assis, em Heerlen, nos Países Baixos, vai agora ser reconstruida — e transformada numa piscina pública.

O ambicioso projeto, que está a cargo do influente estúdio holandês MVRDV, em colaboração com o gabinete de arquitetura Zecc Architecten, implicará a remoção do piso existente para dar lugar à piscina — a que os autores deram o irreverente nome de Holy Water (água benta).

Os bancos da igreja vão ser reutilizados, transformando-se em assentos para os nadadores e em mesas de bar para os espetadores. O antigo púlpito, por sua vez, será transformado num posto para um nadador-salvador. A piscina será coberta com um pavimento amovível, que permitirá o seu uso como espaço para eventos.

“O piso amovível da piscina traz flexibilidade ao espaço que outrora foi a nave da igreja, permitindo-lhe acolher uma variedade de atividades para além da natação”, explica o MVRDV na página de apresentação do projeto.

“Este piso também torna possível encher todo o espaço com uma fina camada de água, criando um reflexo impressionante da igreja que dá aos visitantes a sensação de que podem andar sobre a água.”

A nova iluminação do espaço será coerente com o design original da igreja, e ass paredes serão adornadas com um pavimento em mosaico, enquadrando adequadamente os vitrais originais das janelas da igreja, que irão ser mantidos — tal como o órgão tubular e as pinturas religiosas que decoravam a antiga igreja.

Finalmente, o telhado da igreja será isolado, para melhorar o seu desempenho térmico global, e o espaço da piscina será rodeado de paredes de vidro, de forma a proteger da humidade a madeira antiga e os elementos históricos da igreja e preservar o seu espírito.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.