Nuno Veiga / Lusa

Os jogadores do Tirsense festejam com os adeptos a vitória contra o Elvas no final do jogo dos quartos-de-final da Taça de Portugal
O Tirsense tornou-se a primeira equipa do quarto escalão do futebol português a chegar às meias-finais da Taça de Portugal, ao vencer, no reduto do Elvas por 0-2, em encontro entre duas equipas do Campeonato de Portugal.
‘Caísse’ para que lado ‘caísse’, hoje era certo: ia ser feita história na Taça de Portugal.
Da Taça, ‘caiu’ o Elvas…; já a história da Taça ‘caiu’ para o Tirsense.
Em 87 anos de Prova Rainha (e 85 edições, uma vez que não houve competição em 1946/47 e em 1949/50), nunca uma equipa da quarta divisão tinha chegado às meias-finais.
O Tirsense tornou-se a primeira equipa a fazê-lo, ao derrotar Elvas por 0-2, em encontro entre duas equipas do Campeonato de Portugal, jogado no Estádio Domingos Patalino, a casa da equipa alentejana.
Júnior Franco, aos 45+2 minutos, e Daniel Rodrigues, aos 53, marcaram os golos dos forasteiros, nonos da Serie A do Campeonato de Portugal, que, desta forma, deixaram em ‘branco’ os alentejanos, líderes da Série C.
O Elvas, que se está a sair melhor no campeonato do que o Tirsense, era tida como a equipa favorita à entrada deste confronto. Os alentejanos foram também os ‘carrascos’ do Vitória de Guimarães nos ‘oitavos’.
No final do jogo, os jogadores da formação de Santo Tirso festejaram de forma efusiva e emocionada a passagem histórica às meias-finais, com as dezenas de adeptos que fizeram quase 400 quilómetros para apoiar a equipa da terra.
Tirsense faz história e é a primeira equipa de sempre da quarta divisão a chegar às meias-finais da Taça de Portugal! pic.twitter.com/TaAa4SBj9l
— B24 (@B24PT) February 25, 2025
Nas meias-finais jogadas a duas mãos, o Tirsense vai defrontar o vencedor da eliminatória entre o Benfica, recordista de vitórias na Prova Rainha (26), e o Sporting de Braga, que medem forças esta quarta-feira, no Estádio da Luz.
ZAP // Lusa