Prazo para validar faturas foi adiado

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Acontece todos os anos: o site e-fatura esteve indisponível nos dois últimos dias do prazo – que agora é dia 28.

O prazo para a validação de faturas foi adiado. Iria terminar hoje, dia 25 de Fevereiro, mas a véspera ficou marcada por problemas.

O acesso ao portal e-fatura esteve indisponível durante vários períodos: “Por motivos de ordem técnica não nos é possível responder ao seu pedido. Por favor, tente mais tarde” foi a mensagem que muitos contribuintes foram recebendo ao longo do dia de hoje quanto tentavam aceder ao e-fatura, no Portal das Finanças, segundo relatos chegados à Lusa.

A Lusa questionou o Ministério das Finanças sobre o motivo destas dificuldades de ordem técnica, mas ainda não obteve resposta.

Os problemas no acesso mantiveram-se na manhã desta segunda-feira. Em vários momentos não se conseguia entrar no e-fatura.

Assim, o prazo foi adiado. Agora, a validação de faturas pode ser feita até sexta-feira, dia 28 de fevereiro.

O comunicado do Ministério das Finanças indica que houve um “elevado número de acessos ao e-Fatura do Portal das Finanças, que se registou ao longo do dia de ontem e que se continua a verificar durante o dia de hoje, em virtude do fim do prazo legal para a verificação e validação de faturas”. Por isso, houve “constrangimentos e limitações pontuais de acesso.”

“Com a prorrogação agora decidida, a funcionalidade de verificação e comunicação de faturas irá permanecer disponível no Portal das Finanças e na app e-Fatura até ao final do mês de fevereiro. Esta prorrogação não tem efeito nos prazos de reclamação prévia dos valores apurados pela Autoridade Tributária nem de entrega da declaração modelo 3 de IRS, que se mantêm”, continua o comunicado das Finanças, citado no Expresso.

“Todos os anos”

A Ordem dos Contabilistas Certificados já defendia o prolongamento do prazo.

A bastonária Paula Franco descreveu o que aconteceu nesta segunda-feira – que é o mesmo que aconteceu noutros anos: “O site, nas poucas alturas em que esteve a funcionar, estava muito lento e depois, como estava muito lento, demorava muito a processar a informação, nem sequer conseguia gravar os registos das faturas“.

“Isto realmente é uma questão que acontece todos os anos, infelizmente, há muitos contribuintes a acederem e, como é uma questão que já se sabe que acontece, deviam ser encontradas soluções para que isto não acontecesse e permitisse que qualquer contribuinte, até ao último dia, validasse as suas faturas. Já sabemos que há excesso de pessoas a acederem, mas é verdade que, até ao último dia do prazo, todos os contribuintes têm direito a fazê-lo“, continuou Paula Franco, na TSF.

Como há atividades que precisam mesmo de validar as faturas, o prazo não deve terminar já hoje, disse a bastonária dos contabilistas: “Sabemos que obviamente os softwares nem sempre aguentam este excesso de acessos e deve haver sempre uma solução prevista para ninguém ficar prejudicado. A solução, na minha opinião, é prorrogar o prazo” – algo que se confirmou horas depois.

(artigo atualizado com a data do novo prazo)

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Isto é um belo exemplo do português típico. Todos sabemos como o português gosta de deixar tudo para o final do prazo. Por isso, ponham o prazo que puserem, o resultado será sempre o mesmo, deixam tudo para o fim e no último dia está congestionado. Adiem mais o prazo, como se isso servisse de alguma coisa.

    Tivemos o belo exemplo do prazo para a inspeção dos carros. Era o final do mês e estava tudo cheio no final do mês. Passou para o dia da matrícula e o problema ficou resolvido.

  2. Todos os anos é a mesma m**** Porque raio é que as Finanças não definem logo os prazos até ao final do mês, em vez de se porem com estes prazos “ca ganitas” e em dias quebrados? Dia 25/2? Porque não logo dia 28/2?

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