Posso apanhar um escaldão através da janela?

Raios ultravioleta UVA ou UVB são coisas muito diferentes — e os vidros só bloqueiam um deles. Mas o carro e uma janela de casa têm também diferenças.

Do total de radiação UV (ultravioleta) que atinge a Terra, cerca de 95% é UVA e 5% é UVB. Embora em menor quantidade e só atingindo as camadas superiores da pele, os UVB são muito perigosos — são os principais responsáveis pelo cancro da pele, queimaduras e até mesmo cataratas.

Ora, quando vamos num carro a apanhar Sol no braço, por exemplo, notamos que ficamos bronzeados. No entanto, todos os vidros utilizados nas janelas de casas, escritórios e automóveis bloqueiam completamente a passagem dos raios UVB.

Ou seja, o que nos chega pelo vidro são os raios UVA, nunca os UVB. No entanto, estes raios também podem ser bastante nocivos para a pele e provocar queimaduras. Ou seja, de forma geral, a resposta à pergunta sobre se o Sol que apanhamos pelo vidro pode queimar ao ponto de um escaldão, a resposta é sim. Mas não é assim tão simples, explica a Science Alert.

O para-brisas dianteiro de um automóvel deixa entrar muita luz e sol. No entanto, bloqueia 98% da radiação UVA, uma vez que é constituído por duas camadas de vidro laminado, o único tipo de vidro que não deixa entrar estes raios UV.

Mas e os vidros laterais dos carros? Esses já são feitos de vidro temperado, e um estudo levado a cabo em 29 automóveis revelou que entre 4% e quase 56% dos raios UVA passavam através dos vidros laterais e traseiros.

No entanto, se o vidro for fumado, tiver algum tipo de tinta ou película protetora, estará mais a salvo. O vidro fumado bloqueia cerca de 95% da radiação UVA, concluiu outro estudo, de 2023.

Na verdade, o cancro da pele é mais comum no lado do condutor. Um estudo norte-americano (país onde os condutores se sentam do lado esquerdo) detetou mais cancros da pele do lado esquerdo do que do lado direito no rosto, couro cabeludo, braço e perna, incluindo 20 vezes mais no braço, o que permite concluir a exposição ao Sol através dos vidros do carro é nociva.

Já em casa ou no trabalho, a maioria dos vidros utilizados nas janelas residenciais deixa passar uma grande quantidade de UVA, entre 45 e 75%. Só as claraboias, feitas de vidro laminado, estão a salvo destes raios.

A maioria dos vidros das janelas de escritórios tem melhor proteção UVA do que as janelas residenciais, permitindo menos de 25% de transmissão de UVA.

Junto à hora de almoço, se estiver perto uma janela de casa que permita a passagem de mais UVA, pode demorar apenas 30 minutos a queima-se no verão e só uma hora no inverno.

Pelo sim pelo não, o melhor é utilizar protetor solar. Se estiver a conduzir, óculos de sol são sempre uma boa ideia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.