Em causa um “leite não declarado”. Em Dezembro tinha sido feito o primeiro aviso de recolha; agora o nível de risco passou para o mais elevado.
Milhares de pacotes de batatas fritas Lay’s estão a ser retiradas das prateleiras das lojas dos Estados Unidos da América.
A FDA – U.S. Food and Drug Administration já tinha emitido um primeiro aviso de recolha no mês passado. Na altura, mais de 6 000 pacotes foram retirados em Washington e em Oregon.
Mas nesta semana esse aviso foi actualizado: passou a ter o nível de risco mais elevado, segundo a agência responsável pelo controlo alimentar nos EUA.
A National Public Radio lembra a origem desta decisão: “leite não declarado”.
Aparentemente foi inserido leite na fórmula das batatas, e esse ingrediente problemático identificado é um risco para pessoas com sensibilidades ou alergias graves.
Agora que as Lay’s estão no nível de risco mais elevado, a “Classe I”, isso significa que “o uso ou a exposição a um produto em violação vai causar consequências adversas graves para a saúde ou morte” do consumidor.
O caso mais recente, nos EUA, que também chegou a este risco elevado foi o dos ovos da marca Kirkland, vendidos na Costco. Foram retirados 10.800 pacotes de 24 ovos – descritos como biológicos e criados em pastagem.