O que é o “pénis de inverno”? Eis os sintomas e como se pode proteger

1

O fenómeno consiste no encolhimento de até 50% do pénis e dos testículos devido à exposição ao frio. A condição é geralmente benigna e temporária.

Com a descida das temperaturas e a chegada do inverno, está a notar-se uma subida dos casos de uma condição conhecida como “pénis de inverno”. Este fenómeno temporário provoca o encolhimento dos órgãos genitais masculinos devido à restrição do fluxo sanguíneo, com potenciais desafios para a função sexual.

Saransh Jain, um sexólogo de renome da Índia, explica que o “pénis de inverno” ocorre quando o tempo frio desencadeia a vasoconstrição – um processo em que os vasos sanguíneos se estreitam para conservar o calor para os órgãos vitais.

Este fluxo sanguíneo reduzido pode encolher o pénis e os testículos em até 50%, afetando temporariamente o seu tamanho e função. Os órgãos genitais retraem-se naturalmente para mais perto do corpo para manter as temperaturas ideais de produção de esperma, um mecanismo de defesa evolutivo.

Embora a condição seja temporária e se resolva com o calor, pode agravar os problemas dos homens com disfunção erétil subjacente.

Jain aconselha que soluções simples, como usar roupas com isolamento, limitar o tempo exposto às baixas temperaturas e manter-se hidratado, podem atenuar o impacto do frio no pénis. No entanto, adverte os homens para não ignorarem alterações consistentes no tamanho, forma ou função dos seus órgãos genitais, que podem indicar problemas de saúde subjacentes.

Não tenha vergonha de falar sobre a saúde do pénis com o seu médico”, recomenda Jain, citado pelo Daily Mail. O diagnóstico precoce de condições relacionadas pode evitar danos permanentes e melhorar a saúde sexual a longo prazo. Jain também frisa a importância de procurar tratamento para a disfunção erétil, pois pode sinalizar problemas de saúde mais sérios, como doenças cardiovasculares.

É importante não confundir “pénis de inverno” com queimaduras pelo frio, uma condição médica grave resultante da exposição prolongada a temperaturas negativas. A congelação provoca dor, dormência e danos nos tecidos, exigindo por vezes a amputação em casos extremos. Embora o congelamento do pénis seja raro, a Clínica Mayo salienta a necessidade de cuidados médicos imediatos caso ocorra.

Para além do tempo frio, Jain identifica outros fatores que podem afetar temporariamente o tamanho dos genitais masculinos, como o stress, o aumento de peso e o envelhecimento. Níveis elevados de stress, por exemplo, aumentam o cortisol e diminuem a testosterona, levando à redução do fluxo sanguíneo e a uma aparência mais pequena.

Em última análise, o “pénis de inverno” é uma condição benigna e de curta duração — para o alívio de George Constanza, a personagem de Seinfeld que notoriamente sofreu da condição depois de nadar em água fria.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

1 Comment

  1. Um daqueles saquinho de borracha com água quente para aquecer os pés. Mas, em vez disso, metam-no na cueca…

    Editar – 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.