A origem curiosa da tradição natalícia de pendurar meias na lareira

Pexels

A tradição remonta a São Nicolau, o Pai Natal original, que terá ajudado uma família pobre ao encher uma meia que estava secar com moedas de ouro.

As meias de Natal são uma tradição natalícia muito apreciada, que alegra as crianças e as famílias de todo o mundo. Pendurados junto às lareiras ou no fundo das camas, estes acessórios festivos têm uma história rica, enraizada no folclore e nos costumes culturais.

Acredita-se que a tradição de pendurar as meias de Natal tem origem na história de São Nicolau, o santo do século IV conhecido pela sua generosidade que inspirou a criação do Pai Natal.

Segundo a lenda, São Nicolau ajudou uma família pobre deixando cair secretamente sacos de moedas de ouro numa meia deixada a secar junto à lareira. Com o passar do tempo, este hábito evoluiu para o costume de colocar pequenos presentes, frutos secos e frutas – como as satsumas douradas – nas meias, simbolizando as moedas de ouro da história, explica o Why Christmas.

Antes de o Natal se tornar sinónimo de meias, era costume as crianças pendurarem as meias no dia de São Nicolau, celebrado a 19 de dezembro. Inspirado no folclore italiano, dizia-se às crianças que o seu comportamento determinava se iriam encontrar guloseimas ou carvão nas suas meias. Dizia-se que Befana, uma mulher idosa da lenda italiana, entregava doces às crianças boas e carvão às más na véspera da Epifania, a 5 de janeiro.

Atualmente, as meias são parte integrante das celebrações de Natal, sendo muitas vezes personalizadas com nomes e adornadas com desenhos festivos. São normalmente preenchidas com pequenos presentes, chocolates e bengalas doces, aumentando a emoção da manhã de Natal. Embora a tradição tenha evoluído, a sua essência de surpresa e generosidade mantém-se inalterada.

Para quem gosta de curiosidades, o Guinness World Records refere que a maior meia de Natal alguma vez criada media uns impressionantes 51,31 metros de comprimento e 21,63 metros de largura. Esta enorme meia foi criada pela organização de serviços de emergência voluntários Pubblica Assistenza Carrara e Sezioni em Carrara, Itália, a 5 de janeiro de 2011.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.