A primeira bateria do mundo com 100% de ânodo de silício vai ser fabricada a partir de 2027 e oferecer aos futuros veículos elétricos, entre outras vantagens, autonomia de 300 quilómetros (km), em apenas cinco minutos de carregamento.
A ProLogium, fabricante de baterias de cerâmica, apresentou recentemente um novo conceito de baterias de silício.
A inovadora bateria permite carregar de 5% a 60% da capacidade em apenas cinco minutos, proporcionando aos veículos elétricos (VEs) uma autonomia de 300 km em cinco minutos.
Segundo um comunicado da empresa publicado em outubro, a bateria de ânodo composto de silício exibe uma densidade de energia superior às já existentes, tanto em peso (321 Wh/kg) quanto em volume (749 Wh/L).
A nova bateria supera as baterias de iões de lítio e de fosfato de ferro e lítio, que geralmente apresentam uma densidade de até 300 Wh/kg.
Este desempenho também reduz significativamente o tempo de carregamento, quando comparado com a média de 30 minutos necessários para alcançar a mesma autonomia em modelos tradicionais.
Como destaca a Live Science, a alta densidade energética -tanto em termos de volume como de peso – possibilita que os fabricantes de VEs criem veículos com pacotes de baterias menores sem sacrificar a potência, otimizando o espaço interno que normalmente é perdido para alocar baterias maiores.
Em alternativa, os fabricantes podem manter o tamanho das baterias, mas aumentar, de forma significativa, a potência e a autonomia, beneficiando especialmente os automóveis sub-compactos.
A bateria ProLogium tem também um design modular, o que significa que a assistência técnica, a manutenção e a reparação são muito mais fáceis. Os danos em células individuais ou em pequenos grupos não exigem a substituição completa do conjunto de baterias, reduzindo os custos.
Desde a sua fundação em 2006, a ProLogium tem-se dedicado ao fornecimento de componentes para VEs e à produção de células de amostra de baterias de estado sólido.
Em colaboração com o Grupo FEV da Alemanha, a empresa planeia iniciar a produção em massa dessas baterias em 2027.