Bilionário está a oferecer fertilização in vitro a mulheres que usem o seu esperma. Já tem mais de 100 filhos

TechCrunch / Flickr

Pavel Durov

O bilionário fundador do Telegram fez uma parceria com uma clínica de fertilidade russa para oferecer tratamentos de fertilização in vitro a mulheres que usem o seu material genético.

Pavel Durov, o bilionário CEO e fundador do Telegram, está a financiar tratamentos de fertilidade para mulheres russas que utilizam o seu esperma para conceber, de acordo com relatos de Moscovo.

A iniciativa, apoiada pelas contribuições financeiras de Durov, está a ser facilitada pela Clínica de FIV AltraVita, que tem vindo a publicitar o programa desde o verão.

O porta-voz da clínica confirmou ao Business Insider que o programa oferece fertilização in-vitro (FIV) gratuita exclusivamente a mulheres russas, um procedimento que normalmente custa cerca de 4700 euros.

No entanto, os detalhes sobre o processo permanecem confidenciais devido a preocupações com a privacidade médica. O porta-voz descreveu o apoio financeiro de Durov como uma contribuição “muito generosa” destinada a enfrentar os desafios globais da fertilidade.

Numa publicação no Telegram no início deste ano, Durov revelou que começou a doar esperma há 15 anos e desde então foi pai de mais de 100 crianças em 12 países. O bilionário enfatizou a crescente preocupação com o declínio das taxas de fertilidade em todo o mundo, expressando o desejo de normalizar a doação de esperma como um meio de resolver esse problema.

“Desafiar as convenções – redefinir a norma!“, escreveu, acrescentando que o seu esperma estava disponível anonimamente para as famílias que desejassem engravidar.

As atividades filantrópicas de Durov surgem no meio de problemas legais em França, onde as autoridades o estão a processar pela partilha de alegado material ilícito no Telegram. Durov, que tem cidadania francesa e russa, foi detido em Paris em agosto, depois de ter aterrado no seu jato privado. Embora tenha sido libertado, está impedido de sair de França enquanto o processo decorre.

Apesar dos seus desafios legais, Durov continua ativo na promoção de soluções não convencionais para questões sociais, sendo este programa de fertilidade um dos seus esforços mais marcantes. A iniciativa sublinha a sua visão para combater o declínio das taxas de fertilidade, ao mesmo tempo que suscita debates sobre as dimensões éticas destas iniciativas.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.