Milhares de desalojados em Málaga: DANA ainda não largou Espanha

EPA / Montserrat Martinez

A água pode atingir os 100 litros por metro quadrado em Málaga

O sul de Espanha está sob aviso vermelho desde hoje, mas este estende-se à Catalunha, na outra ponta do país. Em Málaga, já foram retiradas 3 mil pessoas de habitações e a chuva não dá tréguas.

Em 12 horas, a água em Málaga pode atingir mais de 100 litros por metro quadrado. Quase 3 mil pessoas foram já retiradas de 1074 casas situadas mais perto das margens do rio Campanillas, devido ao risco de transbordo, conta o El Mundo.

As inundações nos carris também obrigaram à suspensão dos comboios de alta velocidade entre Madrid e Málaga, bem como todos os autocarros municipais. De recordar é que um comboio tinha já descarrilado no final de outubro em Málaga devido ao mau tempo, afetando 291 passageiros.

As chuvas provocadas pela tempestade DANA já inundaram toda a zona do laboratório do Hospital Clínico de Málaga, que ativou o Plano de Emergência para Inundações e comunicou que só estará operacional para cuidados de emergência e urgentes.

Também a cidade de Marbella está a sofrer com uma tempestade marítima “que não chegou a transformar-se num tornados, mas deixou autoridades e habitantes alerta”, escreve o El Mundo.

Foi também acordada a suspensão da atividade judicial nas comarcas costeiras de Granada, nomeadamente nos tribunais de Almuñécar e Motril. Também um grande número de estabelecimentos comerciais da cidade de Málaga e dos bairros em redor em alerta vermelho permanece encerrado.

Outras zonas espanholas, desde a região da Andaluzia à Catalunha Catalunha e à Comunidade Valenciana, devastada há duas semanas pelas cheias, estão sob aviso laranja, também devido à chuva. Já as Astúrias, Castela e Leão, Galiza e Múrcia estão sob aviso amarelo.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.