O design único de três rodas melhora a aerodinâmica e a eficiência energética do carro, que tem uma autonomia de até 64 km tendo por base somente a energia solar.
A Aptera Motors, sediada em San Diego, atingiu um marco importante com a conclusão bem sucedida do seu primeiro teste a baixa velocidade para o PI2, um veículo elétrico totalmente movido a energia solar (sEV) que promete revolucionar o transporte sustentável.
O PI2, também conhecido como o modelo “Production Intent”, funciona sem necessidade de estar ligado à corrente elétrica, aproveitando a energia solar para recarregar a bateria diariamente.
O teste recente foi realizado num ambiente de parque de estacionamento controlado, tendo o PI2 sido despojado de componentes desnecessários, como a carroçaria e os painéis das portas, janelas, painéis solares e o seu sistema de alta tensão, permitindo à Aptera concentrar-se apenas na função de condução a baixas velocidades. A tecnologia solar do PI2 permite-lhe obter até 40 milhas (cerca de 64 km) de autonomia por dia diretamente da luz solar, o que o torna revolucionário para a condução de curta e média distância sem depender de estações de carregamento.
Em particular, o PI2 foi concebido com várias opções de bateria, incluindo um modelo que oferece uma impressionante autonomia de até 1000 milhas (1600 km) quando totalmente carregado. Este modelo pode ser ligado à corrente para obter energia adicional, adaptando-se a situações em que a exposição solar pode ser limitada.
Os painéis solares da Aptera cobrem cerca de 3 metros quadrados da superfície do veículo, gerando aproximadamente 700 watts em condições ideais. O design único de três rodas melhora ainda mais a aerodinâmica do veículo, com um coeficiente de arrasto ultra-baixo de 0,13, que minimiza a resistência do ar e maximiza a eficiência energética, escreve a New Atlas.
A abordagem da Aptera à redução de peso é outro componente crítico da sua eficiência. Utilizando um corpo composto de fibra de carbono leve, o PI2 pesa apenas 816 kg na sua variante de 25 kW. A opção mais potente de 100 kW continua a ser leve, com 998 kg, permitindo à Aptera atingir um desempenho ótimo sem sacrificar a sustentabilidade.
Em termos de desempenho, a unidade de tração eléctrica do PI2 fornece 201 cavalos de potência máxima, acelerando de 0 a 60 mph em quatro segundos e atingindo uma velocidade máxima de 162 km/h. O sEV da Aptera iguala a aceleração de carros desportivos bem conhecidos, com um design destinado a equilibrar a velocidade com a utilização sustentável de energia.
A Aptera anunciou planos para fabricar até 40 veículos por dia na sua fábrica de montagem em Carlsbad, Califórnia, com um preço base de aproximadamente 30 700 dólares para a Launch Edition.
Eu carrego o meu carro electrico com 4 rodas e 200 Km de autonomia com a energia solar fornecida pelos paineis fotovoltaicos de minha casa. Qual é a inovação aqui ?