Promoções, prémios, descontos especiais, informações a clientes mais fiéis… É tudo falso, avisa a Guarda Civil de Espanha.
O esquema dos cibercriminosos não é novo, chama-se phishing, mas pode chegar a mais pessoas quando cita uma marca muito conhecida dos consumidores.
O phishing – com origem no “fishing”, ou pescar – é uma forma de “pescar” dados confidenciais da vítima, ou fazer com que carregue em links maliciosos, para por exemplo ter acesso a contas bancárias. O isco é utilizar o nome de uma marca, de uma empresa, que as pessoas conhecem e normalmente confiam.
A empresa utilizada desta vez é a Mercadona. A Guarda Civil de Espanha alertou que tem aumentado o número de golpes por parte de criminosos que simulam um e-mail do supermercado espanhol.
O portal ElEconomista destaca que aparecem supostas promoções, prémios ou informações aos clientes mais fiéis. Tudo com a “marca” Mercadona, por vezes até com o design, a imagem do supermercado. Mas é tudo falso.
A Guarda Civil alerta sobretudo para o esquema mais comum, e perigoso, que menciona um alegado sorteio. Por e-mail, os criminosos informam o “cliente” que acabou de ganhar um sorteio e que, para receber o prémio, têm de carregar no link enviado nesse e-mail. E esse link faz com que o criminoso tenha acesso aos dados registados como cliente do Mercadona, ao nome, número de telefone, e-mail, morada e cartão do banco.
Os cibercriminosos têm conseguido que as vítimas entreguem os seus dados pessoais e bancários sem se aperceberem. E isso pode significar ter a conta do banco sem qualquer euro, em breve.
A Mercadona não anuncia vencedores de sorteios por e-mail. Até porque nem realiza sorteios.
Além da Mercadona, também os supermercados Día e Carrefour têm sido mencionados em algumas tentativas de cibercrime em Espanha.