Cabeça-de-lista da Iniciativa Liberal (IL) vai tentar tirar Valérie Hayer, escolhida por Macron, do trono do Renovar a Europa, avança a imprensa internacional.
O eurodeputado da Iniciativa Liberal (IL) João Cotrim de Figueiredo, um dos maiores vencedores das eleições europeias que decorreram no início deste mês, é candidato a presidente do Renovar a Europa, grupo dos liberais no Parlamento Europeu, avança o jornal Politico esta segunda-feira.
Integrante da Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa (ALDE) — ala direita do Renovar a Europa — Cotrim prepara-se para desafiar a liderança de Valérie Hayer, do partido do presidente francês Emmanuel Macron, que preside ao Renovar a Europa desde janeiro.
Segundo o jornal, os co-presidentes da ALDE, Ilhan Kyuchyuk e Timmy Dooley, apoiam a candidatura do português natural de Lisboa.
“Congratulamo-nos com a sua decisão e apoiamos a sua candidatura e encorajamo-lo, enquanto membros do Partido ALDE, a apoiar também a sua candidatura”, escreveram os co-presidentes do ALDE em e-mail recebido no domingo a informar sobre a candidatura de Cotrim, de 63 anos.
Em comunicado, o ex-presidente da IL justificou a sua candidatura com a necessidade de inverter “os resultados das últimas eleições europeias, em que o Renovar a Europa perdeu mais de 20% dos seus lugares”.
“Algo precisa de mudar. Seja no trabalho político, seja na organização, seja na comunicação do grupo. Um liberal assume a responsabilidade das suas ações livres”, sustentou Cotrim de Figueiredo, defendendo que é necessário “apresentar como que correu mal” e “reconquistar a confiança dos eleitores europeus”.
O eurodeputado eleito disse estar “consciente de que a atual liderança parte em vantagem”, mas defendeu que é preciso “assumir com coragem algo que precisa de mudar a nível estrutural”.
Cabeça-de-lista pela IL, Cotrim de Figueiredo deu um resultado histórico ao partido nas passadas eleições, conquistando o quarto lugar, com 9,07% (357.790 votos) e estreando-se no Parlamento Europeu com dois eurodeputados.
João Cotrim de Figueiredo foi o primeiro deputado do partido na Assembleia da República, em 2019, e repetiu agora o feito para o Parlamento Europeu.
A ex-primeira-ministra belga Sophie Wilmès também tem sido apontada como potencial concorrente para a liderança dos liberais, mas não vai avançar com o seu nome, segundo o Politico. Por sua vez, “o atual presidente pode contar com uma delegação francesa completa e com o apoio sólido do ALDE”, garante um funcionário do Renovar a Europa ao jornal.
Hayer deverá apresentar a sua candidatura na próxima segunda-feira. O próximo presidente do Parlamento Europeu será eleito na terça-feira, pelas 16h00, no Parlamento Europeu, em Bruxelas.