/

Meio milhão de crianças morreu em 2023 devido à poluição dentro de casa

2

Narong Sangnak / EPA

A poluição do ar mata milhares de crianças todas as semanas. Este fenómeno atmosférico já é a segunda maior causa de morte a nível mundial.

Cerca de duas mil crianças morrem todos os dias, devido à poluição do ar.

A conclusão é de um relatório da Health Effects Institute (HEI) divulgado esta terça-feira, que nota que a poluição já é o segundo maior fator de risco para os mais novos – à frente da falta de água potável, saneamento e de condições de higiene.

No cômputo geral, a poluição atmosférica também é a segunda maior causa de morte a nível mundial, ficando apenas atrás pressão arterial elevada.

Mais de 90% deste tipo de mortes são provocadas por partículas minúsculas chamadas PM2,5 (com menos de 2,5 micrómetros de diâmetro).

O mesmo estudo refere que cerca de meio milhão de mortes de crianças em 2021 estiveram relacionadas com a inalação de ar poluído em casa.

Ao todo, no ano supramencionado, morreram mais de oito milhões de pessoas devido à poluição do ano.

O impacto deste fenómeno é maior nos países mais pobres. De acordo com o relatório, em África, a poluição mata 100 vezes mais crianças com menos de cinco anos do que nos países ricos.

“A nossa inação está a ter efeitos profundos na próxima geração, com impactos na saúde e no bem-estar ao longo da vida. A urgência global é inegável“, alertou Kitty van der Heijden, vice-diretora executiva da UNICEF, que também participou no estudo, citada pela Executive Digest.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

2 Comments

  1. África? Os casos são mais comuns são na China, Índia e por acaso são pobres? Gastam biliões todos os anos nos programas espacial, gastam biliões em defesa e deixam a população a se aquecer no inverno com queima de carvão mineral dentro de casa. Pode facilmente verificar no site https://aqicn.org/map a poluição do ar

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.