/

“Temos um nome inquestionável”. António Costa mais perto do Conselho Europeu

8

André Kosters / Lusa

O primeiro-ministro António Costa

Ganha força a ideia de que António Costa poderá ser o novo presidente do Conselho Europeu. O nome do ex-primeiro ministro, que “é mais consensual em Bruxelas do que em Portugal”, é inquestionavel, diz Elisa Ferreira.

A Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, acredita que há forte probabilidade de as duas principais famílias políticas europeias escolherem o ex-primeiro-ministro português, António Costa, para suceder a Charles Michel na presidência do Conselho Europeu.

Em entrevista ao Diário de Notícias, a antiga governadora do Banco de Portugal diz que “temos um nome que é considerado inquestionável para a presidência do Conselho Europeu e esse nome é António Costa”.

A comissária europeia sublinha que está convicta de que as famílias políticas vão também chegar a acordo para a continuidade de Ursula von der Leyen na presidência da Comissão.

O Conselho Europeu inicia, na segunda-feira, um debate sobre cargos de topo da União Europeia, que deve culminar com uma decisão na cimeira europeia no final do mês.

Os nomes que mais se falam em Bruxelas são os de António Costa para o Conselho Europeu, de Ursula von der Leyen para um novo mandato à frente da Comissão Europeia, e de Roberta Metsola para reeleição na liderança do Parlamento Europeu.

Também Paulo Portas, no seu comentário semanal na TVI, considera que Costa é o nome “mais provável” para assumir a presidência do Conselho Europeu. “É provável, mas não é seguro nem está fechado”.

Segundo Paulo Portas, um dos fatores que abona a seu favor é o facto de António Costa, que conseguiu “ser mais consensual em Bruxelas do que em Portugal”, ser “de longe um dos ex-primeiros-ministros mais veteranos” da UE, juntamente com os homólogos húngaro, Viktor Órban, e holandês, Mark Rutte.

Esta segunda-feira, os líderes da UE, Luís Montenegro, reúnem-se num jantar informal em Bruxelas para debater o próximo ciclo institucional, uma semana depois das eleições europeias, que deram vitória ao Partido Popular Europeu, seguido dos Socialistas e Democratas e dos liberais do Renovar a Europa.

O PPE, que aumentou a sua representação para 189 assentos,  poderá ver facilitada a reeleição de Ursula Von der Leyen, com o apoio dos socialistas — que no entanto ainda não declararam expressamente o seu apoio à presidente da Comissão Europeia.

Segundo o jornal Sol, mesmo após dura derrota nas europeias em França, o presidente Emmanuel Macron não deverá desistir de uma hipótese alternativa a Von der Leyen — mas, ainda assim, António Costa parece ser o nome mais certo para a presidência do Conselho.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

8 Comments

  1. Meu deus!!
    A europa está mesmo carregada de corruptos!!
    Este corrupto amigo de outro corrupto, acusado de
    Corrupção mais uma vez fugiu pelos pingos da chuva e agora já anda a preparar outro poleiro para ir fazer corrupção!!

    Para mim a europa vai ser um dejavu do império romano! Mais tarde ou mais cedo isto vai acabar, o povo vai se fartar disto!

    6
    4
  2. A Sr.ª Procuradora-Geral, Lucília Gago, deve ser demitida, e o Sr.º Presidente da República, Marcelo Sousa, tem de se demitir, provocaram uma grave crise política no País que está a trazer graves consequências a Portugal e aos Portugueses, para isto (caso se venha a confirmar)?

    5
    2
  3. Coitada da UE, já só consegue “arranjar” gente sem conhecimento, sem idonedade, gente que não sabem o que fazem, nem sabem o que dizem, gente cujo fundamento da Sabedoria e o COnhecimento é o Empirico. O Empirico subjacente tambem serve, em substituição do Conhecimento, da Ciencia e da Sabedoria.
    Iluem o Mundo com a “racionalidade argumentativa”, uns charlataes que parecem Doutores

    6
    4
  4. Além de incompetente como gestor, ainda por cima nem falar inglês sabe, mas, pelos vistos, os políticos gostam de incompetentes.

    2
    1
  5. Santa ingenuidade! Você ainda não viu de que isto tudo foi combinado entre Costa, Marcelo e Lucília Gago, para criar um pretexto para acabar com o governo PS e deixar Costa completamente livre para ocupar o lugarzinho que ambiciona em Bruxelas?

  6. O Guterres também não sabe falar inglês e lá está. Os estranjas gostam destes cromos. Então se forem tugas, melhor, porque não fazem nada de jeito.

  7. O goês nada tem de português, náo é minhoto, transmontano, beirão ou algarvio , é um hibrido, uma anedota que vai para uma Europa colonizada pelos estados unidos, uma Europa sem qualquer poder atualmente e dirigida por palhaço ucraniano sem oral e sem vergonha. Se tivesse vergonha, pegava nas malinhas e ia viver para Goa, uma das muitas casas que possui não se sabe como, depois de trair o seu correligionário José Seguro e ter acompanhado o seu camarada Socrates na operação caixa geral de depósitos e banco espirito santo .Onde mora a justiça deste país quintal?????

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.