Dois matemáticos britânicos revelaram em julho que é possível garantir uma vitória na lotaria nacional do Reino Unido comprando apenas 27 bilhetes, apesar de haver 45.057.474 combinações possíveis no sorteio.
Os matemáticos David Cushing e David Stewart, investigadores da Universidade de Manchester, no Reino Unido, anunciaram em julho uma descoberta revolucionária na matemática das lotarias.
Os dois matemáticos identificaram uma combinação de apenas 27 bilhetes que, teoricamente, garante uma vitória na Lotaria Nacional do Reino Unido, que, de outra forma, tem mais de 45 milhões de combinações possíveis de sorteio.
A descoberta, baseada no campo matemático da geometria finita — um sistema geométrico que possui apenas um número finito de pontos.
O método de Cushing e Stewart envolve organizar os números possíveis da lotaria em formas geométricas específicas e gerar bilhetes a partir das linhas dentro destas formas.
Os dois matemáticos colocaram os números de 1 a 59 da lotaria em pares de tripletes num ponto dentro de uma de cinco formas geométricas, e usaram essas formas para gerar os bilhetes de lotaria “vencedores”, explica a New Scientist.
Cada uma das 27 linhas representa uma combinação única, garantindo cobertura de todas as combinações vencedoras possíveis de dois números, o mínimo necessário para ter um prémio na lotaria.
A pesquisa dos dois matemáticos ganhou na altura atenção mundial, e muitas pessoas tentaram a sua sorte com estes 27 bilhetes — mas com resultados mistos.
Apesar do entusiasmo, os próprios matemáticos optaram por não participar na lotaria, realçando que o método, embora estatisticamente interessante, não era uma estratégia financeiramente sólida: não assegurva que os ganhos excedessem os custos dos bilhetes.
Curiosamente, um membro da equipa de investigadores experimentou o método e, no dia 21 de junho conseguiu ter um lucro de 1756 libras — cerca de 2000 euros.
O investigador, que preferiu manter o anonimato, continua a jogar com permutações do conjunto de 27 bilhetes, para evitar partilhar potenciais ganhos com outros que possam usar as mesmas combinações.
Embora reconhecendo a elegância matemática da sua descoberta, Cushing e Stewart não se sentiram tentados a jogar na lotaria eles próprios — salientando que, matematicamente falando, a lotaria continua a ser uma má escolha de investimento.
Isso é no lotto uk 6+1 para 59 bolas?
Isso pode ser interessante para jogadores regulares combinarem em grupos de 27.
Essa matemática também pode ser usada no Euromilhões?
Não jogam porque sabem que controla o jogo pode manipula lo a seu favor.