/

As “férias mistério” são a nova moda turística para 2024

Stina Stjernkvist / EPA

Uma recente pesquisa mostrou que mais de metade dos viajantes fariam as malas, iriam para o aeroporto e voariam para um destino desconhecido. Mas porquê?

Quando Jake O’Brien e a sua nova esposa Robin entraram no terminal do aeroporto em Grand Rapids, Michigan, trocaram olhares e Jake disse: “Estás pronta?” Robin acenou com a cabeça. Ela então tirou um envelope de tamanho grande da sua mala, abriu-o e leu o cartão em voz alta: “Portland, Maine“.

A princípio, Jake sentiu um choque. “Portland? A sério?”

Jake e Robin estavam prestes a começar a sua lua de mel e, ao que parecia, fariam isso no Maine. Enquanto planeavam o casamento, não conseguiam decidir para onde ir na tradicional viagem pós-nupcial. Vacilavam e hesitavam. Procuraram em publicações de viagem por ideias. Então, um dia, Jake encontrou a agência de viagens Pack Up + Go, que se especializa em “viagens surpresa”.

Às vezes chamadas de “férias mistério”, as viagens surpresa são exatamente como soam. Em vez de planear a sua própria viagem, algumas agências de viagens fazem a tomada de decisões, a reserva e o planeamento por si – e depois surpreendem-no com o destino quando chega ao aeroporto.

Para Jake e Robin, foi a solução perfeita para a sua paralisia de decisão: deixar outra pessoa planear por eles. Mas enquanto as luas de mel surpresa têm sido comuns entre recém-casados, 2024 poderá ser o ano em que as viagens surpresa se tornam uma tendência generalizada.

A Booking.com recentemente fez uma pesquisa com 27.000 viajantes em 33 países para declarar as suas sete previsões de viagem para 2024. Com 52% dos entrevistados dizendo que estão “ansiosos para reservar uma viagem surpresa onde tudo, até o destino, é desconhecido até à chegada“, a empresa prevê que 2024 será o ano dos “procuradores de rendição”.

“Entrar em 2024 com um plano de não planear vai contra a nossa rotina diária muitas vezes rígida e altamente planeada”, disse Ryan Pearson, gerente regional do Reino Unido e Irlanda da Booking.com. “Para muitos, a espontaneidade de ir para um destino desconhecido é emocionante o suficiente e trata-se de uma nova experiência e forma de viajar.”

Na última década, mais e mais empresas de viagens surpresa surgiram. Sempre pareceu que planear umas férias fazia parte da emoção de viajar, mas talvez o elemento de mistério esteja a tentar os viajantes a procurar uma nova forma de ver o mundo.

Eis como geralmente funciona: Primeiro, escolhe-se um pacote de preço com base em quão longe quer ir e quantos dias quer viajar. Depois, preenche-se um questionário listando coisas como viagens passadas, interesses, inclinações de viagem, problemas de mobilidade e restrições alimentares. Uma equipa de investigadores internos começa então a planear a sua viagem.

Cerca de uma semana antes da sua partida, um e-mail chega com dicas enigmáticas sobre para onde está a ir – como a previsão do tempo – para saber o que levar, e que dia e hora deve chegar ao aeroporto.

Então, alguns dias antes da partida, receberá uma carta pelo correio com duas coisas: um envelope menor e uma carta a dizer explicitamente para não abrir o segundo envelope até chegar ao aeroporto. Isso porque o segundo envelope contém o seu destino surpresa, além de um itinerário que inclui reservas em restaurantes e sugestões para museus, caminhadas e outras atrações.

Lillian Rafson começou a Pack Up + Go em 2016. Estava em Riga, Letónia, quando teve uma realização: tinha viajado tão longe da sua cidade natal de Pittsburgh mas nunca tinha estado em Boston ou outras cidades americanas próximas.

“Pittsburgh e outras cidades americanas negligenciadas têm tanto para oferecer”, disse. “Eu queria enviar pessoas para esses lugares e também ajudar a apoiar pequenas empresas nessas cidades.”

Hoje, planeou mais de 20.000 viagens surpresa em todo os Estados Unidos, e Rafson diz que as reservas para as suas viagens surpresa aumentaram 30% em 2023 em comparação com os anos pré-pandemia.

O operador turístico Black Tomato oferece uma variedade de viagens planeadas para clientes. Mas em 2017, começaram a oferecer viagens mistério “Get Lost”. Os viajantes podem escolher entre deserto, selva e montanha, e o seu destino é revelado no aeroporto sem dar mais detalhes. “Queríamos criar uma viagem em que o cliente estaria a viver o momento enquanto viaja“, disse o co-fundador Tom Marchant.

Como isto é viagem, às vezes acontecem coisas inesperadas. Marchant enviou alguns clientes para uma caminhada de vários dias nas Montanhas Atlas em Marrocos. Tinham as suas coordenadas e um telefone por satélite, e a Black Tomato tinha preparado um banquete de comida no acampamento daquela noite.

Mas os viajantes encontraram uma tribo nómada beduína, e acabaram por sentar-se e conversar com eles durante várias horas e tiveram uma experiência incrível. “Eles pensaram que tínhamos organizado isso para eles, mas era apenas o mundo real a acontecer”, disse.

Mas, embora possa ser tentador atribuir o aumento das viagens surpresa à tecnologia e aos voos de baixo custo, de acordo com as pessoas que organizam essas viagens, vai além disso.

Um cliente disse uma vez a Katie Truesdell, proprietária da Magical Mystery Tours, que estava tão sobrecarregada pelo processo de decisão no planeamento das suas viagens que decidiu não ir a lugar algum – até descobrir viagens surpresa.

“É uma forma única de viajar,” disse Truesdell. “O que a torna apelativa é que as pessoas estão ocupadas e stressadas. Mesmo quando querem escapar, algumas não têm tempo para planear umas férias.”

Emily Thomas, autora do livro, O Significado de Viajar: Filósofos no Estrangeiro, concorda que o elemento surpresa é um fator importante no apelo destas viagens, mas compara isso a algo mais profundo.

“Os processos de viagem – seja de avião, comboio ou carro – e os seus destinos parecem cada vez mais homogeneizados nos dias de hoje,” disse ela. “É difícil ir a algum lugar sem um McDonalds, quanto mais sem centenas de avaliações no TripAdvisor. Pelo menos com uma viagem surpresa, alguma imprevisibilidade é garantida.”

“Vivemos numa era onde tudo é imediato e disponível,” disse Marchant. “Sair da sua zona de conforto do seu dia a dia… e ir para um lugar onde não sabe o que vai acontecer oferece uma experiência de viagem muito diferente. É um antídoto para as nossas vidas diárias excessivamente prescritas. É também uma perspetiva nostálgica. Se recuarmos muito no tempo, viajar era sobre entrar no desconhecido há séculos atrás, sobre o que não sabia que ia ver, e explorar o mundo. Provoca uma emoção.”

Falando nisso, depois dos O’Briens descobrirem que o destino da lua-de-mel era Portland, passaram quatro dias divertidos e cheios de ação na cidade, a visitar museus, a desfrutar de jantares maravilhosos e a fazer caminhadas. “Não estava de todo no meu radar,” disse Jake.

Quando a viagem terminou, Jake percebeu que não só adorou Portland, mas também viagens surpresa. Ele e Robin embarcaram desde então em mais seis férias mistério, quase uma por ano desde a viagem de lua-de-mel, e parece que não vão parar tão cedo.

ZAP // BBC

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.