O casamento de Jiri e Ondrej Vedral vai ficar marcado pela troca de SmartRings em vez de alianças, dispositivos eletrónicos com funções semelhantes às dos relógios inteligentes.
Jiri e Ondrej Vedral casaram, mas as alianças – pelo menos, como as conhecemos – foram dispensadas. O casal checo substituiu os tradicionais anéis dourados por alianças inteligentes.
Conforme noticia a BBC, as alianças inteligentes são dispositivos eletrónicos que funcionam de forma semelhante aos smartwatches , permitindo ao utilizador monitorizar os seus batimentos cardíacos e fazer pagamentos através da tecnologia contactless.
Ainda assim, estes anéis foram pensados para serem mais românticos do que a maioria, dado que também permitem “ver e sentir” o bater do coração do companheiro.
Para isso, cada anel liga-se, via Bluetooth, a uma aplicação no telemóvel do utilizador. Através deste mecanismo, os dois anéis podem também conectar-se entre si.
Desta forma, cada vez que Jiri ou Ondrej pressionam a aliança, o anel começa a replicar os batimentos do coração do marido e a exibir o seu batimento cardíaco através de uma linha vermelha em movimento.
As informações são enviadas em tempo real, desde que ambos os telemóveis estejam ligados à Internet. Se algum deles estiver desligado, é-lhes dado a conhecer o último registado gravado.
A aliança, chamada HB Ring, é fabricada pela pela empresa checa The Touch. No entanto, este anel inteligente está longe de ser o único elemento tecnológico a fazer parte dos casamentos modernos.
De acordo com o matutino, cerca de um terço dos casais britânicos afirma que usa o WhatsApp para convidar as pessoas para o seu casamento, enquanto 60% anunciam o seu compromisso nas redes sociais.
Alguns casais usam um software de Inteligência Artificial (IA) para escrever os seus votos ou discursos de casamento, uma tendência que tem vindo a crescer e motivou, inclusive, a criação de um chatbot pelo website norte-americano de planeamento de casamentos Joy.
A Wedding Writer’s Block Assistant é uma ferramenta é baseada no ChatGPT e tem como objetivo facilitar a vida das pessoas que têm dificuldade em expressar os seus sentimentos por palavras.
“Fizemos uma pesquisa e descobrimos que 89% dos participantes acham assustador começar a escrever os seus textos para o casamento. A ferramenta de IA não pretende substituir as emoções humanas, mas é útil para muitas pessoas”, explicou Vishal Joshi, um dos fundadores da Joy.
A pandemia de covid-19 motivou vários casamentos tecnológicos, com vários casais a casarem pelo Zoom ou a transmitir a cerimónia ao vivo para os convidados em casa.
Dinesh Sivakumar Padmavathi e Janaganandhini Ramaswamy foram ainda mais longe, ao decidirem casar no metaverso.
Aneis dourados? Alianças … de ouro.
Caro leitor,
Na frase que cita, a expressão “os tradicionais anéis dourados” é descritiva, não é nominativa. Foi usada, e muito bem, para não ter três vezes a palavra “aliança” no mesmo parágrafo.
Paniscas
Cada um come do que gosta e ninguém tem nada a ver com isso, o que me intriga é o facto de gays terem barba… Não seria suposto terem a cara rapada?