Uma aplicação, dois negócios, muitos milhões. Empresário vende a mesma ideia a duas empresas

CV

Nikita Bier, inventor das aplicações tbh e GAS

Empresário vendeu a sua primeira aplicação ao Facebook, que a descontinuou menos de um ano depois. 

Nikita Bier, um empresário e inventor norte-americano, provou com que uma ideia pode ter várias vidas e render muitos milhões. Em agosto de 2017, lançou a aplicação tbh, na qual os estudantes do ensino secundário poderiam trocar elogios de forma anónima.

A plataforma revelou-se um êxito imediato, tanto que nove semanas após ter sido disponibilizada acabaria por ser comprada pelo Facebook. O negócio acabaria por render ao criador da tbh cerca de 40 milhões de dólares.

Na altura em que a transação foi concluída, a aplicação já havia sido descarregada 5 milhões de vezes e era usada por 2.5 milhões de utilizadores diários. Apesar de ter chegado ao primeiro lugar das aplicações mais descarregadas na App Store em outubro desse mesmo ano, em julho de 2018 o Facebook decidiu descontinuar a aplicação, alegando “pouco uso“.

Nos cinco anos que se seguiram, Bier estava de mãos e pés atados, já que assinara com o Facebook uma cláusula de não concorrência, o que significava que não poderia apresentar a sua ideia a outra empresa.

No entanto, esse período de cinco anos já acabou, pelo que o empresário achou oportuno apresentar um conceito semelhante ao que deu origem à tbh ao Discord. Desta feita, a aplicação proposta, com o nome Gas, permite aos utilizadores ter acesso a pistas relativamente à identidade da pessoa que o está a elogiar.

Contudo, esta opção — intitulada God Mode — só está disponível mediante o pagamento, ressalva o Unilad.

Desde que foi lançada, no último verão, a Gas já foi instalada 7.4 milhões de vezes e arrecadou quase sete milhões de euros graças a compras feitas pelos utilizadores. O sucesso foi confirmado quando destronou o TikTok do primeiro lugar das aplicações de redes sociais mais descarregadas da App Store.

Aquando da aquisição, o Discord referiu-se aos fundadores da Gas como tendo “um histórico comprovado de criação de aplicações entusiasmantes e experiências”.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.