/

Bento XVI. Marcelo, fora dos convidados, contraria Vaticano

12

ppdpsd / Flickr

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Presidente da República não estará na lista de convidados para o funeral do Papa Emérito. “Tanto quanto sei, todos os chefes de Estado estão em pé de igualdade”.

O funeral de Bento XVI, o primeiro de um antigo Papa em quase 20 anos, vai ser realizado na próxima quinta-feira.

Espera-se a presença de milhares de pessoas, entre as quais centenas de responsáveis – sobretudo da Igreja Católica

No entanto, a lista de convidados não inclui Marcelo Rebelo de Sousa, revelou o Vaticano à rádio Renascença.

Entre os chefes de Estado, só os presidentes de Itália (Sergio Mattarella) e Alemanha (Frank-Walter Steinmeier) vão certamente estar entre os convidados para a despedida de Joseph Aloisius Ratzinger. Assim dita o protocolo no Vaticano: chefes de Estado da própria Itália e da Alemanha, onde Ratzinger nasceu.

Marcelo havia dito que quer estar em Roma, para marcar presença no funeral – mas assim, se for, será “noutro enquadramento”. Ou seja, a título pessoal.

O Vaticano reforça que qualquer outra delegação oficial, se quiser assistir, vai aparecer no funeral a título pessoal. Não haverá lista oficial com líderes de outros países.

Já na manhã desta terça-feira, depois de aterrar no aeroporto em Lisboa (vindo da tomada de posse de Lula da Silva no Brasil), o presidente da República contrariou essa informação.

“Tanto quanto sei, a Santa Sé vai colocar todos os chefes de Estado em pé de igualdade. Um presidente da República nunca iria a título pessoal”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

O presidente da República repetiu que vai a Roma na próxima quinta-feira, até porque as Jornadas Mundiais da Juventude deste ano serão em Lisboa, em Agosto.

“E essas Jornadas Mundiais da Juventude são um facto muito relevante nas relações com a Igreja Católica e com a Santa Sé”, reforçou.

Bento XVI tinha 95 anos. Pediu que o seu funeral fosse uma “cerimónia muito simples, não um grande funeral de Estado”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

12 Comments

    • O Marcelo sempre foi assim ! Camuflou durante anos as suas características conhecidas com o programa de comentário, sem contraditório e no primeiro mandato como era novidade, disfarçou. Agora mostra o que é, como muito bem disseram os emigrantes que o confrontaram, é muito educadinho, fala muito bem, dá muitos beijos, tiras muitas selfies mas não faz nada.
      Com a agravante que agora envergonha o povo ao fazer-se de convidado para o dito funeral.
      Convém não esquecer que lhe foi muito agradável passar férias com a companheira no resort do Brasil do Salgado, naturalmente à conta dos que foram lesados no BES ( isso não interessa salientar)
      Nesta altura, cada tiro dele é cada melro,o problema é que a natureza dele não lhe permite estar calado.
      Já não falta tudo para ele sair de cena, é o que vale

  1. O que é que as Jornadas Mundiais da Juventude têm a ver com o funeral de um papa emérito? Até parece que o homem vai fazer um requerimento ao Vaticano para que o convidem oficialmente, O homem talvez precise de ser hospitalizado. É só atuações anedóticas.

  2. Marcelo a fazer chantagem com as Jornadas Mundiais da Juventude para que o Vaticano o convide para o funeral do Papa Emérito Bento XVI. Ele quer é passear à conta dos nossos impostos.

  3. Mas que desconsideração da parte do Vaticano , para com o nosso Selfie Nacional ! ….. temos por a frente uma tremenda birra para não dizer un “Cocó nervoso” en vista por parte do nosso venerado Presidente !

  4. Marcelo Rebelo de Sousa, como indivíduo, tem o direito não só de ser católico como de ir ao funeral de um Papa. A título pessoal. Portugal, estado laico, não tem presidentes católicos, muçulmanos ou budistas. E Bento XVI não era chefe de estado de um país com o qual Portugal tem relações diplomáticas…Já foi, mas não era quando morreu…

    • Para quem anda sempre aqui a defender a Rússia de Putin que tem relações dúbias com a Igreja Ortodoxa liderada por um ex-informador do KGB…vejo aí grandes progressos no sentido da delimitação da esfera de atuação dos Estados. Qualquer dia, até te vejo aqui a dizer que provavelmente a Rússia não será bem uma democracia. Mas isso ainda vai demorar. Pareces-me lento. Pouco desenvolto de raciocínio. Um pouco perro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.