O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, que encarnou a resistência do seu país à invasão da Rússia, foi designado Pessoa do Ano 2022 pela revista norte-americana Time, que também prestou homenagem ao “espírito da Ucrânia”.
“Quer a batalha pela Ucrânia traga esperança ou medo, Volodymyr Zelenskyy galvanizou o mundo de uma maneira que não vemos há décadas”, escreveu o editor-chefe da Time, Edward Felsenthal, para quem a escolha “nunca tinha sido tão clara”.
“Para provar que a coragem pode ser tão contagiosa como o medo, para inspirar pessoas e nações a unirem-se em defesa da liberdade, para lembrar ao mundo a fragilidade da democracia – e da paz -, Volodymyr Zelenskyy e o espírito da Ucrânia são a Personalidade do Ano da Time 2022″, escreveu a revista sediada em Nova Iorque.
“Nas semanas que se seguiram ao início dos bombardeamentos russos de 24 de fevereiro, a sua decisão de não fugir de Kiev, mas de ficar e de reunir apoio foi crucial”, destaca a Time.
A revista sustenta ainda a escolha sublinhando que “desde a sua primeira mensagem, de 40 segundos, no Instagram, no dia 25 de fevereiro – mostrando que o seu gabinete estava intacto e a funcionar – aos discursos diários proferidos remotamente em instituições como parlamentos, o Banco Mundial e os Grammy Awards, o Presidente da Ucrânia esteve em todo o lado”.
Em 2021, foi o empresário e multimilionário Elon Musk, dono da SpaceX e da Tesla, e que já depois disso comprou o Twitter, a personalidade distinguido.
// Lusa