Investigada aparente compra de votos para um deputado estadual em Pernambuco. Político em causa será Francismar Pontes, do PSB.
O Recife está a ser palco de uma operação da Polícia Federal de Pernambuco, que investiga uma aparente compra de votos nas recentes eleições no Brasil, na primeira volta realizada no dia 2 de Outubro.
Nesta sexta-feira foram emitidos dois mandados de busca e de apreensão na Zona Norte do Recife.
O caso surgiu nas redes sociais, onde foi publicado um vídeo com uma fila de pessoas à espera de dinheiro – uma quantia prometida por terem votado num deputado estadual.
No vídeo ouve-se uma mulher a dizer: “Está toda a gente aqui a querer receber o dinheiro…e nada. Vimos sempre aqui em ano de eleições e não recebemos. Todos os anos é isto“.
“Agora, toda a gente que está aqui votou. Toda a gente aqui com o papelzinho (vêem-se comprovativos do voto). Queremos o quê? Os nossos direitos! Se foram atrás de nós para votar nele, foi para quê? Para recebermos”, reclama.
O nome repetido no vídeo é Francismar, aparentemente o deputado estadual que contou com votos pagos.
O único Francismar nas listas é Francismar Pontes, do Partido Socialista Brasileiro, que recebeu 66.621 votos nas eleições e assim continuou a ser deputado estadual em Pernambuco.
Foram realizadas diligências preliminares e a polícia identificou o local do vídeo (bairro Dois Unidos, Recife), assim como o suposto coordenador da campanha e o respectivo candidato, informa a Globo.
Em causa está possível crime de corrupção eleitoral, com uma pena máxima de 4 anos.