Numa altura em que Edimburgo é o palco de diversos eventos culturais, greve dos trabalhadores muda o aspecto (e não só) das ruas da cidade.
O Festival Internacional de Edimburgo decorre até ao próximo domingo, dia 28 de Agosto.
O Festival Fringe de Edimburgo – o maior festival de artes no planeta – vai terminar na próxima segunda-feira, 29 de Agosto.
Provavelmente nenhum organizador destes eventos estaria à espera de ver uma capital da Escócia coberta de…lixo. E precisamente durante os festivais.
Na quinta-feira passada começou uma greve dos trabalhadores da recolha do lixo, na capital da Escócia. Querem salários mais elevados e deixaram de trabalhar. Vão estar parados até à próxima terça-feira, 30 de Agosto.
O protesto vai estender-se para outras regiões, ao longo das próximas semanas, mas para já o foco é Edimburgo.
As ruas estão cobertas de lixo, o aspecto não é o mesmo, o cheiro não é o mesmo e já começaram a surgir infestações de ratos (montes de alimentos nos passeios), informa o canal Euronews.
O Governo local tem de entrar em acção para “impedir um embaraço internacional”, lê-se na Sky News.
A primeira-ministra Nicola Sturgeon já falou sobre o assunto e disse que espera que um aumento dos salários (5%) seja suficiente para travar esta greve.
“Ninguém quer ver esta disrupção e o impacto das greves que estamos a verificar em Edimburgo, numa altura em que a cidade é o centro do mundo cultural“, comentou Nicola Sturgeon.
Mas, para já, não há acordo entre as duas partes e a greve mantém-se. E o lixo também.