Euribor a seis meses salta para terreno positivo

Neste momento, apenas a Euribor a três meses permanece negativa.

Era uma notícia expectável, mas nem assim menos significante no mercado da habitação. A Euribor a seis meses atingiu esta segunda-feira um valor positivo, de 0,009%.

Trata-se de um marco histórico, já que a viragem acontece ao fim de sete anos a acumular um valor negativo.

A principal consequência da progressão do valor a seis meses, o mais utilizado no conjunto de créditos existentes, é a subida das prestações do crédito, num contexto que se tem revelado difícil para as famílias face à subida generalizada dos preços dos bens e serviços.

Segundo o jornal Público, a Euribor a seis meses está atualmente presente em cerca de 600 mil contratos. Depois de em dezembro do último ano ter chegado aos -0,554%, o indicador segue a tendência da Euribor a 12 meses, positiva desde abril, acumulando uma variação de cerca de meio ponto percentual. Hoje está nos 0,521%.

No que respeita à Euribor a três meses, também essa tem vindo a subir e anulado mais de metade do valor máximo negativo registado na reta final do último ano (-0,695%). Esta segunda-feira, o valor estabelceu-se nos 0,314%, sendo expectativa do mercado que assuma também um valor positivo até ao final de julho.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.