Os olhos são o espelho da alma e revelam muito sobre a nossa saúde

O ditado popular diz que os olhos são o espelho da alma e, muitas vezes, podem mesmo ajudar a revelar muito sobre a nossa saúde.

Cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego, desenvolveram uma aplicação para smartphone que consegue detetar os primeiros sinais da doença de Alzheimer e outras condições neurológicas.

A aplicação usa a câmara de infravermelhos para rastrear mudanças no tamanho das pupilas de uma pessoa a um nível submilimétrico. Essas medições podem então ser usadas para avaliar a condição cognitiva da pessoa.

À medida que a tecnologia evolui, os olhos mostram-se cada vez mais úteis como meio de diagnóstico de todos os tipos de doenças e condições, porque, por ser transparente, o olho requer métodos de exame muito menos invasivos do que outras partes do corpo.

Mas mesmo sem tecnologia, é possível detetar uma série de problemas de saúde simplesmente olhando para os olhos. Estes são alguns sinais de alerta:

Tamanho da pupila

A pupila responde instantaneamente à luz, tornando-se menor em ambientes claros e maior em condições mais escuras. Respostas lentas ou atrasadas no tamanho da pupila podem apontar para várias doenças que podem incluir condições graves, como a doença de Alzheimer, bem como efeitos de medicamentos e evidências de uso de drogas.

As pupilas dilatadas são comuns em quem usa drogas estimulantes, como cocaína e anfetaminas. Pupilas muito pequenas podem ser vistas em consumidores de heroína.

Olhos vermelhos ou amarelos

Uma mudança na cor da esclera (o “branco dos olhos”) sugere que algo não está certo. Um olho vermelho pode ser desencadeado pelo excesso de álcool ou abuso de drogas. Também pode ser causada por uma irritação ou infeção que, na maioria dos casos, passa em poucos dias.

Se a mudança de cor for persistente, pode sinalizar uma infeção mais grave, inflamação ou reação às lentes de contacto ou às suas soluções. Em casos extremos, um olho vermelho indica glaucoma, uma doença que pode levar à cegueira.

Quando a esclera fica amarela, este é o sinal mais óbvio de icterícia e de um fígado doente. As causas subjacentes da icterícia variam amplamente. Incluem inflamação do fígado (hepatite), condições genéticas ou autoimunes e certos medicamentos, vírus ou tumores.

CDC / Wikimedia

Olhos amarelos estão associados a doença relativas ao fígado.

Mancha vermelha

Uma mancha vermelho-sangue no branco do olho (hemorragia subconjuntival) pode parecer assustadora e é sempre o resultado de um pequeno vaso sanguíneo localizado que se rompeu.

Na maioria das vezes, não há causa conhecida e desaparece em poucos dias. No entanto, também pode ser uma indicação de tensões altas, diabetes e distúrbios de coagulação do sangue que causam sangramento excessivo. Medicamentos para tornar o sangue mais fino, como a aspirina, também podem ser a causa e, se o problema for frequente, podem sugerir que a dosagem deve ser revista.

Daniel Flather / Wikimedia

Hemorragia subconjuntival

Anel à volta da córnea

Um anel branco ou cinza à volta da córnea está frequentemente associado ao colesterol alto e a um risco aumentado de doença cardíaca. Também pode revelar alcoolismo e às vezes é visto nos olhos de pessoas mais velhas, razão pela qual o nome médico que lhe é dado é arcus senilis.

Caroço gorduroso

Às vezes, as características mais alarmantes que podem aparecer nos olhos são, na realidade, as mais benignas e fáceis de tratar. Um caroço gorduroso amarelado que pode aparecer no branco do olho é uma pinguécula, um pequeno depósito de gordura e proteína que pode ser facilmente remediado com colírios ou removido por uma simples operação.

Um pterígio que aparece como um crescimento rosado sobre o branco do olho não é um perigo para a visão até que comece a crescer sobre a córnea.

Felizmente, os pterígios crescem muito lentamente. Tal como acontece com a pinguécula, pode ser facilmente removida. De facto, devem ser removidos bem antes de atingir a córnea. Se continuar a crescer, o pterígio formará uma “película” opaca sobre a córnea que obstruirá a visão.

Acredita-se que um dos principais fatores causais tanto para a pinguécula quanto para o pterígio seja a exposição crónica à luz ultravioleta do Sol.

Olhos esbugalhados

Olhos esbugalhados podem ser parte de uma característica facial normal, mas quando os olhos que não eram esbugalhados começam a projetar-se para a frente, a causa mais óbvia é um problema com a glândula tiroide e precisa de atenção médica.

Um único olho que está saliente pode ser causado por uma lesão, infeção ou, mais raramente, um tumor atrás do olho.

Pálpebras inchadas ou trémulas

As pálpebras também podem indicar muitas doenças. Estas estão principalmente relacionadas a condições menores das glândulas nas pálpebras. Uma condição comum é o terçolho ou calázio, que aparece como um caroço vermelho na pálpebra superior e, menos frequentemente, na pálpebra inferior e é causado por uma glândula sebácea bloqueada.

Um terçolho geralmente desaparece sozinho ou com compressas quentes. Se persistir, precisa de ser removido com um procedimento simples.

Uma pálpebra trémula (mioquimia ocular) pode ser uma irritação, até mesmo um constrangimento, e muitas vezes parece muito pior do que parece. Na maioria dos casos, é perfeitamente inofensiva e pode estar associada ao stresse, ao desequilíbrio de nutrientes ou ao consumo excessivo de cafeína.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.