Turistas atingem monumentos italianos em Roma e Pisa com drones

Wikimedia

Palazzo Venezia, em Roma

Um drone descontrolado operado por um turista caiu no telhado do histórico Palazzo Venezia de Roma a 23 de abril. É o terceiro incidente deste género.

Por volta das 19 horas de sábado à noite, um argentino de 39 anos perdeu o controlo do seu drone, enquanto estava na Piazza Venezia central, a uma curta distância do Campidoglio e do Fórum Romano, segundo confirmou a polícia Carabinieri à CNN.

O palácio do século XV é o famoso local onde o ditador Benito Mussolini proferiu alguns dos seus discursos mais conhecidos.

O homem “provavelmente não tinha conhecimento da proibição de drones no local”, que está em vigor sobre os céus de toda a cidade de Roma e do Vaticano, indicou o capitão Matteo Alborghetti dos Carabinieri.

“Felizmente, não houve repercussões, ninguém ficou ferido, e o telhado do Palazzo Venezia não foi danificado”, acrescentou. O drone foi apreendido e o turista arrisca-se a ser processado criminalmente.

Incidentes semelhantes com drones a sobrevoar monumentos e praças italianas são cada vez mais frequentes, e este em Roma nem sequer foi o mais recente.

Em Pisa, na segunda-feira à tarde, um turista romeno de 32 anos foi parado enquanto sobrevoava a Piazza dei Miracoli, perto da famosa torre inclinada, segundo uma declaração da Polícia de Pisa.

Ele queria tirar imagens mais artísticas da Torre“, sublinhou Virgilio Russo, da sede da polícia, à CNN.

Em Itália, explica Russo, os regulamentos para os drones voadores são mais restritivos do que em alguns outros países.

Para pilotar um drone numa zona urbana ou um local mais movimentado, é necessária uma licença especial fornecida pela autoridade da aviação civil, Enac, bem como uma autorização da prefeitura e da polícia.

Há apenas alguns dias, a 18 de abril, também em Pisa, dois mexicanos de 18 e 26 anos arriscaram-se a arruinar a torre medieval quando o seu drone a atingiu, felizmente sem causar grandes danos, de acordo com a Polícia local.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.