Tem um mau sentido de orientação? A culpa pode ser da cidade onde nasceu

(dr) Envato Elements

Investigadores partiram de uma métrica do quão complexo era o desenho de uma cidade para perceber a capacidade de orientação dos participantes.

Cada vez mais, os cientistas estão a tentar justificar a influência do ambiente que nos rodeia não só na nossa saúde mental, mas também nas habilidades cognitivas. De facto, um novo estudo chegou a uma relação fascinante entre o local onde nascemos e as nossas capacidades de orientação. A pesquisa foi desenvolvida por uma equipa internacional, que concluiu que os indivíduos navegam melhor ambientes semelhantes aquele em que nasceram.

Simultaneamente, as pessoas que nasceram em cidades cuja organização segue o conceito de uma grelha são piores a navegar em ambientes menos organizados do que as pessoas que cresceram em cidades com uma conceção mais aleatória, ao passo que os indivíduos que nasceram fora das cidades eram melhores a navegar em espaços maiores do que as pessoas do interior das cidades.

“Verificámos que, em média, as pessoas que relataram ter crescido em cidades têm piores capacidades de navegação do que as que relataram ter crescido fora das cidades”, afirmam os autores, citados pelo The New York Times.

Os investigadores recolheram dados armazenados de 397.162 pessoas provenientes de 38 países que tinham jogado o jogo de vídeo Sea Hero Quest (SHQ), um jogo de busca de caminhos que envolve a navegação num barco em busca de criaturas do mar. Esta tarefa específica foi escolhida porque o desempenho no SHQ demonstrou a capacidade de previsão da navegação no mundo real, e os investigadores tiveram acesso a um grande conjunto de dados.

Os jogadores de SHQ são inicialmente apresentados com um mapa indicando a sua localização inicial e a localização de vários pontos de controlo que têm de encontrar numa ordem definida. Os investigadores apenas utilizaram dados de jogadores que tinham completado um mínimo de onze níveis do jogo para obterem uma estimativa fiável da capacidade de navegação espacial.

Para investigar quaisquer variações na capacidade de navegação espacial, os investigadores conceberam uma métrica do quão complexo era o desenho de uma cidade. Eles calcularam a entropia da rede de ruas (SNE) das maiores cidades dos 38 países de onde provinham os dados dos participantes. As cidades do tipo rede (por exemplo, Chicago) têm um pequeno SNE, enquanto que as cidades com maior dispersão orgânica (por exemplo, Praga) têm um SNE mais elevado.

“Descobrimos que crescer em cidades com um baixo nível de SNE levou a um melhor desempenho a níveis de jogos de vídeo com um desenho regular, enquanto que crescer fora das cidades ou em cidades com um SNE mais elevado levou a um melhor desempenho a níveis de jogos de vídeo mais entropicos”, dizem os autores.

“Isto confirma o impacto do ambiente na cognição humana à escala global, e realça a importância do design urbano na cognição humana e na função cerebral”, acrescentam eles.

A maior parte dos países incluídos no estudo apresentavam padrões de rua orgânicos típicos nos centros das cidades antigas (por exemplo, França, Roménia, Espanha, Tailândia, Índia). No entanto, alguns países têm planos nitidamente mais pequenos, correspondendo a esquemas de grelha ortogonal, o que é um padrão de rua planeado muito comum nas cidades (por exemplo, Estados Unidos, Argentina).

Os resultados são também consistentes com pesquisas anteriores que mostraram uma relação entre a exploração de ambientes complexos e um impacto positivo em novos neurónios que crescem no hipocampo em roedores, bem como pesquisas que ligam o aumento de atividade e volume no hipocampo e a complexa navegação espacial em humanos.

Inicialmente, parece unânime que as pessoas que cresceram em ambientes mais complexos teriam melhor capacidade de navegação, mas os autores salientam que existem provavelmente múltiplos mecanismos em jogo quando as pessoas estão a desenvolver as suas capacidades de navegação.

Tipicamente, tendemos a minimizar as ruas utilizadas e as curvas feitas quando nos deslocamos. Ter de navegar em traçados irregulares de ruas implicaria provavelmente ter de se manter mais próximo da direção do objetivo devido a uma maior variação de ângulos de rua, utilizando memória espacial ou prospetiva para nomes de ruas e curvas futuras.

A constante necessidade de se envolver nestas tarefas cognitivas aumentaria provavelmente a capacidade dos sistemas neurais subjacentes à orientação, memória prospectiva, e planeamento, pensam os investigadores. “Parece que ter de acomodar curvas que se desviam dos 90 graus e navegar mais ruas e bairros é fundamental para melhorar a capacidade de navegação”, escreveu a equipa.

“Estes resultados apoiam a ideia de que os seres humanos desenvolvem estratégias de navegação alinhadas com o tipo de ambiente a que estão expostos, que se tornam suboptimas em outros ambientes”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.