Milhares choraram a morte de um rabino israelita. “Uma grande perda para o povo judeu”

1

beggs / Flickr

Judeu ortodoxo no Muro das Lamentações, Jerusalém

Centenas de milhares de pessoas foram ao funeral de um rabino ultra-ortodoxo conhecido na cidade de Bnei Brak, no centro de Israel.

Centenas de milhares de pessoas assistiram no domingo ao funeral de um rabino ultra-ortodoxo conhecido, numa cidade do centro de Israel.

O rabino Chaim Kanievsky, de 94 anos, um dos estudiosos mais influentes da comunidade religiosa do país, morreu na passada sexta-feira.

Nasceu em Pinsk, na Bielorrússia, e mudou-se para a Palestina governada pelos britânicos, quando era criança. Foi um dos poucos líderes restantes da comunidade ultra-ortodoxa em Israel, nascido antes do Holocausto, e foi adorado por muitos no mundo religioso judeu.

O rabino foi enterrado em Bnei Brak, a cidade predominantemente ultra-ortodoxa perto de Tel Aviv, onde vivia, segundo avança a Associated Press.

Os meios de comunicação israelitas estimaram que mais de 350.000 pessoas assistiram à procissão fúnebre desde sua casa, até um cemitério próximo.

A polícia fechou várias auto-estradas na área povoada de Tel Aviv, em Israel, durante várias horas, e esperava-se que as outras estradas principais ficassem bloqueadas.

As autoridades apelaram ao público paraa não conduzir de carro até à área. O Ministério das Comunicações disse que esperava interrupções da rede celular em torno do funeral devido ao elevado volume, e aconselhou as pessoas a apenas fazerem chamadas essenciais.

As filmagens do funeral mostram enormes multidões, a maioria vestida com fatos e chapéus pretos característicos dos homens ultra-ortodoxos, enchendo as ruas estreitas de Bnei Brak, em torno da casa do rabino.

A comunidade ultra-ortodoxa insular constitui cerca de 12% dos 9,4 milhões de pessoas de Israel. Aderem a uma interpretação rigorosa do judaísmo, com especial foco no estudo do Torá e na observância da tradição.

Rabinos proeminentes como Kanievsky desempenham um papel significativo na vida da comunidade e atuam como árbitros em todos os assuntos.

Os funerais desempenham um papel fundamental na vida judaica tradicional, e os de rabinos importantes atraem frequentemente milhares de pessoas.

Embora não ocupasse uma posição oficial, Kanievsky era considerado um rabino de grande importância no mundo ultra-ortodoxo.

Assumiu a proeminência pública no início da pandemia do coronavírus, quando instruiu os seus seguidores de que o encerramento de seminários religiosos era mais prejudicial do que o vírus. Mais tarde, voltou atrás nessas afirmações, uma vez que as infeções se propagavam em Bnei Brak.

A morte de Kanievsky foi publicada nas primeiras páginas de quase todos os jornais do país no domingo, desde o liberal Haaretz até aos diários ultra-ortodoxos como Yated Neeman.

O Primeiro-Ministro israelita Naftali Bennett disse no início da reunião semanal do Gabinete que a morte de Kanievsky foi “uma grande perda para o povo judeu“. No sábado, o líder da oposição Benjamin Netanyahu prestou a sua homenagem na casa de Kanievsky.

Alice Carqueja, ZAP //

1 Comment

  1. Este fazia tanta falta como o guerra!…
    Estes loucos ultra-ortodoxos não respeitam nada nem ninguém e tem levado Israel a ser cada vez mais um regime teocratico, com os problemas que as religiões causam e sempre causaram…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.