O Nissan Tsuru é o carro de eleição de muitos taxistas mexicanos. No entanto, é também um dos carros menos seguros de sempre.
Em Xalapa, a capital do estado de Veracruz, no México, os taxistas usam maioritariamente o mesmo veículo: um Nissan Tsuru, conhecido no resto do mundo como Nissan Sentra.
Além de ser produzido no Japão, o carro era também fabricado no México, uma das razões pelas quais se tornou tão popular. O Tsuru foi o carro mais popular no México de 1997 até 2011, quando foi superado pelo Volkswagen Jetta, também de fabrico mexicano.
O preço acessível, economia de combustível relativamente boa, fácil manutenção e facilidade de encontrar peças de reposição fizeram do Nissan Tsuru um modelo popular entre os taxistas locais e famílias de baixo rendimento no México.
Os taxistas são vitais para os moradores da cidade com cerca de 750 mil habitantes. Mas os desafios do trabalho podem ser tão assustadores quanto navegar pelas ruas complicadas desta cidade montanhosa.
Para a maioria dos taxistas, folgar não é uma opção, e alguns estão na estrada até 16 horas por dia, sete dias por semana.
Além dos riscos ocupacionais de roubos e sequestros, os taxistas de Xalapa enfrentam outro desafio, escreve o Atlas Obscura: o próprio carro.
O Tsuru foi introduzido no México em 1984 e mantém-se praticamente inalterado desde 1991. Não tem airbags, ABS ou controlo de estabilidade. Tudo vale numa tentativa de manter os custos baixos.
“O Tsuru é barato? Sim. Confiável? Sim. Seguro? Definitivamente não”, diz o taxista Oscar Ortega ao Atlas Obscura.
Devido a legislação de segurança automóvel mais rigorosa que entrou em vigor no México a partir de 2019, a produção do Tsuru foi descontinuada em maio de 2017.
Imagens de crash test disponíveis no YouTube mostram o impacto de um Nissan Tsuru com um Nissan Versa. O resultado é assustador, com o Tsuru a ficar completamente destruído do lado do condutor.
O Latin New Car Assessment Program (LNCAP), o grupo de defesa do consumidor que levou a cabo o teste, concedeu ao Tsuru uma classificação de segurança de zero estrelas.
Os dados mostram que mais de 4.100 pessoas morreram em acidentes de Tsuru no México entre 2012 e 2017.
Recentemente, o estado de Veracruz decretou que nenhum táxi poderá ter mais de dez anos. Assim, o Nissan Tsuru, construído pela última vez em 2017, será tecnicamente ilegal para uso como táxi a partir de 2027.
A pobreza obriga a certas opções, mesmo sabendo serem ruinosas.