Jacarta vai ser substituída por uma nova cidade, Nusantara. A nova capital da Indonésia vai ser construída de raiz em Kalimantan, uma região na parte indonésia da ilha do Bornéu.
A nova capital administrativa que a Indonésia planeia construir na ilha de Bornéu, para substituir Jacarta, vai chamar-se Nusantara (que significa “arquipélago” em bahasa indonésio), decidiu o Presidente do país, Joko Widodo.
“Recebi uma confirmação direta do Presidente na sexta-feira a dizer que a nova capital se vai chamar Nusantara”, afirmou, segundo o jornal Kompas, o ministro do Planeamento do Desenvolvimento Nacional, Suharso Monoarfa, durante uma reunião do comité especial para a construção da nova capital.
O ministro concordou com a escolha do nome e justificou-o como sendo uma palavra conhecida, com a qual os indonésios se referem frequentemente ao arquipélago indonésio.
O Governo indonésio anunciou, em abril de 2019, ter um plano para transferir a capital administrativa do país de Jacarta para um local mais adequado, escolhendo dois distritos na parte oriental da ilha de Bornéu.
O Parlamento deverá aprovar a construção ainda este mês para que as obras comecem e a transferência da capital possa ser feita em 2024.
A construção deveria ter começado no final de 2020, mas foi adiada devido à pandemia de covid-19, que fez da Indonésia o país mais afetado do Sudeste Asiático, com mais de 4,2 milhões de casos e 144 mil mortes.
Depois de anunciada a decisão, alguns ambientalistas pronunciaram-se sobre a possibilidade de esta transferência poder acelerar a poluição na província de Kalimantan Oriental, contribuindo para a destruição de florestas tropicais.
A transferência da capital é um projeto recorrente de sucessivos governos desde a época do ex-presidente Sukarno, que governou a Indonésia entre 1945 e 1967, e que, na altura, propôs a cidade de Palangkaraya, na ilha de Bornéu.
Jacarta, que está 40% abaixo do nível do mar, está a afundar cerca de 7,5 centímetros em média por ano, de acordo com as últimas estimativas oficiais, embora uma barragem marítima esteja a ser construída para impedir a submersão da cidade.
A atual capital, localizada no noroeste de Java, tem uma população de cerca de dez milhões de pessoas.
ZAP // Lusa
INCREDIBILE – Sentar – se à mesa para conversações, ou seja, o que for o assunto, logo com um tirano , a quem o chamou de “ASSASSINO”. Não, Presidente Joe Binder. No passado, não remoto, os vencedores da Segunda Guerra Mundial sentaram-se ao lado do genocida Josef Stalin, o Carniceiro do Cáucaso. Repetir o mesmo ato com o Terríbilíssimo Czar Vladimir? Não entendo. É o que pensa, joaoluizgondimaguiargondim – [email protected]
A narrativa da subida dos oceanos não está fácil de pegar, então criam outra: não é a água que sobre, são as cidades que afundam. Ah, tá.