Benfica e FC Porto jogam mais tempo a ganhar, no que se disputou até agora no campeonato. Arouca no fundo, embora não esteja no último lugar da classificação.
A pausa habitual para jogos entre selecções nacionais serve para alguns balanços e algumas análises aos campeonatos. O The Analyst, seguindo dados da Opta, espreitou os seis principais campeonatos europeus – Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha, França e Portugal – e verificou quanto tempo cada equipa está em vantagem, em igualdade e em desvantagem.
Obviamente focámo-nos nos dados recolhidos das oito jornadas da I Liga portuguesa que, tal como nos outros casos, centram-se apenas no tempo útil de jogo, e não quando a bola está parada.
The big three standout again, here.
Arouca have been losing for 69% of ball-in-play time so far in 2021-22, but have won two more points than Famalicão, who’ve been losing for just 24% of the time. pic.twitter.com/WhEEmiIPoX
— The Analyst (@OptaAnalyst) October 12, 2021
Logo na primeira coluna, do tempo em desvantagem, destaca-se o Sporting: o campeão, terceiro classificado no campeonato, só esteve até agora a perder em 2% do tempo jogado. Seguem-se Sporting de Braga (9%) e FC Porto (10%). Logo a seguir aparecem o líder Benfica e o Portimonense (11%).
Ainda neste capítulo, há uma equipa que está em evidência, pela negativa: o Arouca, que nem está no último lugar da classificação da I Liga (é 16.º) mas esteve a perder em mais de dois terços (69%) dos seus encontros. O penúltimo Belenenses SAD esteve em desvantagem em 52% e o último classificado Famalicão, curiosamente, só esteve a perder em 24% do tempo útil.
O Vizela é o “rei” dos empates no campeonato, com cinco igualdades em oito jogos, e confirma esse registo nestas estatísticas. Mas por pouco: 75% do tempo em igualdade, com o Sporting de Braga a registar 74% e o Marítimo 71%.
A equipa que vê menos tempo o marcador com um empate (27%) é o Arouca e a equipa que está menos tempo a ganhar é…o Arouca – apenas 4% do tempo útil dos seus compromissos. Belenenses SAD e Vizela (9%) também estão pouco tempo em vantagem nos seus jogos.
Neste capítulo do tempo em vantagem, duas equipas partilham a liderança: Benfica e FC Porto, os dois primeiros classificados do campeonato, com 46% cada. O Sporting acumula 44% e o Estoril 34%. Ou seja, os quatro primeiros da I Liga estão nas quatro primeiras posições nesta coluna.
A surpresa é quem aparece ao lado do Estoril, igualmente com 34%: o Tondela, que está no 10.º lugar na classificação da I Liga.
Bayer e Villarreal
Nos números dos outros principais campeonatos europeus de futebol, sublinhamos uma equipa alemã e uma equipa espanhola.
O Bayer Leverkusen é, surpreendentemente, a equipa que esteve mais tempo na frente do marcador: 64%, à frente dos 60% do Paris Saint-Germain.
O Villarreal é a única equipa deste top-6 europeu que nunca esteve a perder até agora, no campeonato. Aliás, analisando os seis campeonatos, o Villarreal é o único emblema que supera o Sporting, que apresenta os já referidos 2% do tempo em desvantagem.