Um jovem de 21 anos, de férias no Algarve, foi socorrido por populares depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória. O turista salvou-se graças a um dos 23 desfibrilhadores que existem nas ruas de Albufeira desde 2018.
O episódio aconteceu no passado sábado, dia 14 de Agosto, por volta da uma da tarde quando o jovem se sentiu mal numa piscina privada, em Santa Eulália, onde estava a passar férias.
A Câmara Municipal de Albufeira informa que o jovem, natural de Odivelas, sofreu uma paragem cardiorrespiratória e que foi salvo por “civis” que fizeram as manobras de reanimação e utilizaram um desfibrilhador (DAE) instalado na rua.
Só depois disso é que accionaram o 112 que prestou os demais cuidados ao turista.
“Esta foi a primeira vez que civis fizeram uso deste equipamento, com sucesso”, explica ainda o município numa nota pública, onde realça que foi “um passo importante para desenvolver a confiança das pessoas” quanto aos DAEs.
Albufeira tem desfibrilhadores “nas ruas desde 2018 e, actualmente, soma 23 equipamentos fixos e nove móveis”, em viaturas dos Bombeiros, da Protecção Civil, da Polícia Municipal e da GNR”, nota ainda a Câmara.
Os desfibrilhadores estão colocados “em cabines especialmente preparadas para o efeito e sinalizadas, junto a edifícios âncora, nomeadamente, algumas estruturas municipais, e em locais com grande afluência de pessoas“, esclarece ainda o município.
Entre os locais onde estão situados estes equipamentos estão as ruas em frente à Câmara Municipal, ao Pavilhão Desportivo de Albufeira, às piscinas municipais e o Miradouro do Pau da Bandeira.
Muito boa ideia, embora 23 desfibrilhadores seja demasiado .
uma grande ideia
os parabens à camara
espero que os vandalos nao os roubem para os venderem para obterem dinheiro para as outras coisa