Salvamento inédito em Albufeira. Jovem socorrido por civis com desfibrilhador de rua

2

CM Albufeira

Desfibrilhador na rua em Albufeira, no Algarve.

Desfibrilhador na rua em Albufeira, no Algarve.

Um jovem de 21 anos, de férias no Algarve, foi socorrido por populares depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória. O turista salvou-se graças a um dos 23 desfibrilhadores que existem nas ruas de Albufeira desde 2018.

O episódio aconteceu no passado sábado, dia 14 de Agosto, por volta da uma da tarde quando o jovem se sentiu mal numa piscina privada, em Santa Eulália, onde estava a passar férias.

A Câmara Municipal de Albufeira informa que o jovem, natural de Odivelas, sofreu uma paragem cardiorrespiratória e que foi salvo por “civis” que fizeram as manobras de reanimação e utilizaram um desfibrilhador (DAE) instalado na rua.

Só depois disso é que accionaram o 112 que prestou os demais cuidados ao turista.

“Esta foi a primeira vez que civis fizeram uso deste equipamento, com sucesso”, explica ainda o município numa nota pública, onde realça que foi “um passo importante para desenvolver a confiança das pessoas” quanto aos DAEs.

Albufeira tem desfibrilhadores “nas ruas desde 2018 e, actualmente, soma 23 equipamentos fixos e nove móveis”, em viaturas dos Bombeiros, da Protecção Civil, da Polícia Municipal e da GNR”, nota ainda a Câmara.

Os desfibrilhadores estão colocados “em cabines especialmente preparadas para o efeito e sinalizadas, junto a edifícios âncora, nomeadamente, algumas estruturas municipais, e em locais com grande afluência de pessoas“, esclarece ainda o município.

Entre os locais onde estão situados estes equipamentos estão as ruas em frente à Câmara Municipal, ao Pavilhão Desportivo de Albufeira, às piscinas municipais e o Miradouro do Pau da Bandeira.

Susana Valente, ZAP //

2 Comments

  1. uma grande ideia
    os parabens à camara
    espero que os vandalos nao os roubem para os venderem para obterem dinheiro para as outras coisa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.