/

Alemanha 1-0 Portugal | Seleção Sub-21 perde pela terceira vez na final do Europeu

Igor Kupljenik / EPA

A seleção portuguesa de futebol de sub-21 somou hoje o terceiro desaire em finais do Europeu da categoria, ao perder com a Alemanha por 1-0, no jogo decisivo da 23.ª edição, em Ljubljana, na Eslovénia. Um golo de Lucas Nmecha, aos 49 minutos, selou o desaire dos comandados de Rui Jorge.

Portugal jogou a terceira final do Europeu de Sub-21, mas mais uma vez saiu derrotado, por 1-0, pela Alemanha, prosseguindo a malapata.

A formação lusa até criou alguns lances para marcar, mas nunce teve a objectividade e o pragmatismo dos germânicos, que foram melhores na primeira parte, marcaram cedo na segunda e poderiam ter dilatado a vantagem diversas vezes em contra-ataque, valendo à turma das “quinas” a qualidade de Diogo Costa na baliza.

Portugal começou muito bem, dominador, personalizado, com bola e a criar muitos lances de ataque, chegando mesmo às 12 acções com bola na área alemã contra uma apenas dos germânicos do outro lado.

Mas aos poucos, a Alemanha acertou posições a meio-campo e anulou o “miolo” de Portugal, criando diversos lances. Os lusos só perto do descanso reagiram, com Vitinha a isolar-se, mas a optar por fintar em vez de rematar, perdendo-se o lance.

A Alemanha marcou logo no arranque da segunda parte, por Nmecha, o que obrigou Portugal a lançar-se no ataque. E foi isso que fez, criando muitos lances, em especial pelo flanco direito, deixando muitos espaços para contra-ataques alemães.

E não fosse Diogo Costa e Portugal teria terminado com vários golos encaixados. Portugal perdeu a final, apesar de ter tido mais bola, e o melhor em campo foi o seu guarda-redes. Esse facto diz muito da prestação de Diogo Costa, que terminou com um GoalPoint Rating de 6.9.

O jogador do FC Porto terminou com cinco defesas, três a remates na sua grande área, quase todas de grande grau de dificuldade, evitando um resultado “gordo” para os germânicos.

A Alemanha passa a contar três títulos, repetindo 2009 e 2017, sendo que foi ‘vice’ em 1982 e 2019, enquanto Portugal repetiu as derrotas de 1994 (0-1 face à Itália, com ‘golo de ouro’) e 2015 (3-4 com a Suécia nos penáltis, após 0-0 nos 120 minutos).

ZAP // GoalPoint / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.