/

Cientistas encontram prova de que pode ser extraída energia dos buracos negros

2

ESA / Hubble, M. Kornmesser

Impressão artística de GRB 190114C

Um buraco negro em rotação produz uma grande quantidade de energia que, teoricamente, pode ser extraída da ergosfera, uma região que fica fora do horizonte de eventos. 

Uma equipa de astrofísicos encontrou uma prova de que a energia pode ser extraída da ergosfera, a região que fica fora do horizonte de eventos.

Os cientistas detetaram e estudaram uma poderosa erupção de raios gama, a GRB 190114C, uma chama colossal com energia de cerca de um bilião de eletrões-volt, a 4,5 mil milhões de anos-luz da Terra.

“Explosões de raios gama, os objetos transitórios mais poderosos no céu, libertam energias de até 1054 erg em apenas alguns segundos”, disse o astrofísico Remo Ruffini, do Centro Internacional para Rede de Astrofísica Relativista (ICRANet), ao Science Alert.

“A sua luminosidade nos raios gama, no intervalo de tempo do evento, é tão grande quanto a luminosidade de todas as estrelas do Universo observável. Acredita-se que as explosões de raios gama sejam alimentadas por um mecanismo desconhecido, por buracos negros de massa estelar”, acrescentou.

No ano passado, Ruffini e a sua equipa descobriram uma solução para esse mecanismo: um processo a que chamaram de hipernovas binárias, que surgem em sistemas binários fechados constituídos por uma estrela de neutrões e uma de carbono-oxigénio na última etapa da sua vida.

Quando a estrela de carbono-oxigénio se torna uma supernova, o material ejetado é rapidamente absorvido pela estrela de neutrões, que, por sua vez, colapsa em 1,99 segundos num buraco negro, lançando uma explosão de raios gama.

O buraco negro herda linhas do campo magnético da estrela de neutrões e este campo extrai energia rotacional da ergosfera do buraco negro.

Ao estudar a GRB 190114C, os cientistas encontraram um mecanismo semelhante – mas, em vez de um processo de emissão contínua, é discreto, repetindo-se continuamente e libertando um pouco da energia do buraco negro para produzir a emissão de raios gama observada após a explosão.

O artigo científico foi publicado em maio na Astronomy & Astrophysics.

Liliana Malainho, ZAP //

2 Comments

  1. E começa por uma teoria… que um dia querem comprovar… em alguns anos criam um buraco negro no laboratório… e lá se vai a via lactea

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.