A partir de meados de 2023, a CP pretende introduzir um novo serviço ferroviário intercidades que ligue Porto e Lisboa ao interior do país, com uma cadência de três em três horas.
A iniciativa da CP passa por evitar a mudança de comboio em Pampilhosa, Coimbra-B ou Entroncamento para chegar à Guarda, Covilhã e Castelo Branco. Mas o lançamento o novo serviço depende da Infraestruturas de Portugal (IP).
Além disso, a transportadora também quer apostar em ligações Intercidades entre Castelo Branco e Coimbra, onde ainda é necessário fazer um transbordo na estação do Entroncamento, escreve o Dinheiro Vivo.
As novas ligações foram anunciadas esta terça-feira pelo presidente da CP, Nuno Freitas, que explicou que serão usadas as locomotivas 2600 recuperadas para rebocar várias carruagens ARCO, compradas a Espanha em meados do ano passado.
Para já, regressaram os comboios nos 46 quilómetros que separam Covilhã e Guarda, com o serviço regional e o Intercidades a realizarem cinco paragens intermédias e ao mesmo preço (4,5 euros). Atrair passageiros é o principal objetivo desta estratégia.
Acho uma optima ideia, esta da CP, pois introduz um percurso bonito, agradável de ver e certamente vai abranger muita população evitando os transbordos desnecessários desta forma…de certeza que vou ficar a espera desta oportunidade para conhecer o pais. Ainda bem, pois assim consigo largar o automóvel. Só espero carruagens cómodas e com bar