/

A primeira Super Lua do ano vai poder ser vista esta madrugada. Só há duas em 2021

Bill Ingalls / NASA

Há um ano, também em abril, surgiu uma Super Lua, que foi considerada a maior de 2020. Este ano, o fenómeno ainda não aconteceu, mas faltam poucos dias para chegar.

De acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, só irão existir duas Super Luas este ano. Depois desta, a segunda está marcada para 26 de maio, que será ainda maior.

A Lua Rosa irá iluminar o céu noturno na terça-feira, dia 27, pelas 04h32, e a fase de Lua Cheia no mesmo dia, pelas 16h22, de acordo com a NASA.

A lua vai parecer maior do que o habitual, não só devido à fase em que se encontra, mas também por causa da ilusão de ótica provocada pelo facto de estar mais próxima do horizonte e parecer ampliada.

A super lua surge quando a lua nova ou lua cheia está em perigeu, ou seja, quando a lua está mais perto da terra do que o normal.

É conhecida por “lua cor de rosa”, mas o nome é enganador, pois a lua não é realmente desta cor.

O nome vem da planta selvagem Phlox que floresce na América do norte nesta altura do ano e, a nível espiritual, este fenómeno lunar significa um período de renascimento e reflexão, diz o Live Science.

Para os seguidores do Cristianismo oriental, esta é a lua cheia antes da Páscoa, tornando-se a lua pascal.

Normalmente, os seguidores do Cristianismo Oriental e Ocidental observam a Lua Pascal ao mesmo tempo, mas este ano as diferenças dos calendários não o irão permitir.

Ana Isabel Moura, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.