A família Wiethe enfrentou um problema dos tempos modernos no seu acampamento de férias em Otter, na Alemanha: estava sem internet. O pai Michael e o filho Timm precisavam de encontrar informações sobre uma espécie de esquilo e resolveram aceder ao Google… em papel.
Pode até parecer uma história inventada, mas os protagonistas garantem ser verdadeira. Michael e Timm Wiethe enviaram uma carta – normal, em papel, escrita à mão – ao Google, e receberam resposta!
O pequeno Timm não parava de fazer ao pai perguntas sobre o “esquilo vermelho”, porque nunca tinha conseguido confirmar a sua existência. O pai teve então uma ideia: pesquisar no Google.
Michael pegou em papel e caneta e escreveu uma carta à gigante norte-americana Google, dona do maior motor de busca online:
“Querido Google,
Como estamos sem internet actualmente, pedimos que nos respondam a uma consulta, da forma rápida e gratuita de sempre.
Precisamos de informações e imagens sobre: Deichhörnchen (esquilo-vermelho).
Obrigado”
Wiethe confessa que não esperava receber uma resposta, mas o facto é que ela chegou, poucos dias depois:
“Olá Timm, olá Michael!
Será que quis dizer: Eichhörnchen?
Resultados para Deichhörnchen
Wikipédia: Raro parente do Eichhörnchen (esquilo-vermelho) extinto devido à falta de árvores nos diquesAnúncio: Use o Google para todas as suas buscas — de preferência, online!
Aproveitem o acampamento de verão!
Equipe do Google Offline (beta)”
Além de responder à carta dos Wiethe, o funcionário do Google ainda “inventou” um animal, para não desiludir o pequeno Timm – uma reação bem humorada que aproveita para fabricar uma ocasião de marketing para o Google.
E até pode ser que lá para o dia 1 de Abril de 2015 nasça realmente o mítico Google Offline.