/

Pelo olho de uma mosca. Revelados os segredos da visão para um controlo rápido do voo

As moscas da fruta têm uma excelente capacidade de controlo do seu voo, com reações muito rápidas que poderiam inspirar dispositivos robóticos.

Uma equipa de engenheiros da Penn State University, nos Estados Unidos, descreveu os movimentos das moscas da fruta com a ajuda de um simulador de voo de realidade virtual (RV) construído com luzes LED. O artigo científico com os resultados foi publicado recentemente na Proceedings of the National Academy of Sciences.

O principal autor do estudo, Benjamin Cellini, defende que o estudo do voo das moscas pode ajudar a encontrar algumas das melhores soluções de engenharia. Como os olhos das moscas estão fixos na cabeça, os cientistas analisaram os movimentos da cabeça para inferir para onde as moscas olhavam durante o voo.

Segundo o Europa Press, o olhar estabilizador é um fenómeno comum que a maioria dos seres vivos consegue fazer – quando movemos suavemente os olhos, a cabeça e/ou o corpo para observar uma sala, por exemplo.

No entanto, este fenómeno é tanto complexo quanto desafiador. Intrigados com este sensoriamento ativo, um ramo da engenharia e da biologia que estuda o movimento do sensor, os investigadores quiseram apurar de que forma o olhar consegue melhorar a própria deteção.

Entender como os animais usam os movimentos oculares ativos para controlar o voo pode melhorar a robótica. Atualmente, a maioria dos robôs possui sensores estacionários que mantêm a deteção e o movimento desacoplados, mas esta pode não ser a melhor opção.

“Provamos que os olhos podem controlar e estabilizar a visão melhor do que pensávamos, reduzindo o desfoque de movimento”, disse Cellini. “Aliás, no desporto, nomeadamente no beisebol, os treinadores instrue os jogadores a seguir a bola com os olhos para reduzir o desfoque e aumentar o desempenho de rebatidas.”

A equipa também descobriu que a restrição dos movimentos da cabeça tem um impacto dramático no desempenho do voo das moscas da fruta. “Os olhos das moscas desaceleram o movimento visual que entra no cérebro e esse processo melhora o seu comportamento de voo”, remataram os cientistas, em comunicado.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.