Pelo olho de uma mosca. Revelados os segredos da visão para um controlo rápido do voo

As moscas da fruta têm uma excelente capacidade de controlo do seu voo, com reações muito rápidas que poderiam inspirar dispositivos robóticos.

Uma equipa de engenheiros da Penn State University, nos Estados Unidos, descreveu os movimentos das moscas da fruta com a ajuda de um simulador de voo de realidade virtual (RV) construído com luzes LED. O artigo científico com os resultados foi publicado recentemente na Proceedings of the National Academy of Sciences.

O principal autor do estudo, Benjamin Cellini, defende que o estudo do voo das moscas pode ajudar a encontrar algumas das melhores soluções de engenharia. Como os olhos das moscas estão fixos na cabeça, os cientistas analisaram os movimentos da cabeça para inferir para onde as moscas olhavam durante o voo.

Segundo o Europa Press, o olhar estabilizador é um fenómeno comum que a maioria dos seres vivos consegue fazer – quando movemos suavemente os olhos, a cabeça e/ou o corpo para observar uma sala, por exemplo.

No entanto, este fenómeno é tanto complexo quanto desafiador. Intrigados com este sensoriamento ativo, um ramo da engenharia e da biologia que estuda o movimento do sensor, os investigadores quiseram apurar de que forma o olhar consegue melhorar a própria deteção.

Entender como os animais usam os movimentos oculares ativos para controlar o voo pode melhorar a robótica. Atualmente, a maioria dos robôs possui sensores estacionários que mantêm a deteção e o movimento desacoplados, mas esta pode não ser a melhor opção.

“Provamos que os olhos podem controlar e estabilizar a visão melhor do que pensávamos, reduzindo o desfoque de movimento”, disse Cellini. “Aliás, no desporto, nomeadamente no beisebol, os treinadores instrue os jogadores a seguir a bola com os olhos para reduzir o desfoque e aumentar o desempenho de rebatidas.”

A equipa também descobriu que a restrição dos movimentos da cabeça tem um impacto dramático no desempenho do voo das moscas da fruta. “Os olhos das moscas desaceleram o movimento visual que entra no cérebro e esse processo melhora o seu comportamento de voo”, remataram os cientistas, em comunicado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …

Há 406 farmácias com testes comparticipados pelo Estado

Há 406 farmácias de 104 laboratórios em Portugal continental com testes comparticipados pelo Estado. Saiba quais. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou recentemente a lista das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes …

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …

Jovens com menos de 20 anos vacinados numa "happy hour" em Lisboa

Alguns jovens com menos de 20 anos foram vacinados no centro de vacinação do Altice Arena, em Lisboa, depois de terem sido informados que havia "sobras". Task force já negou essa explicação. A situação foi denunciada, …

John Textor diz que reação da SAD do Benfica é "cómica"

O empresário norte-americano que chegou a acordo com o "rei dos frangos" para comprar 25% da Benfica SAD considera que a reação à sua aproximação é "cómica". Este mês, a Benfica SAD comunicou à Comissão de …

Rio acusa Cabrita de "mentir aos portugueses e no Parlamento" sobre festejos do Sporting

Rui Rio acusou o ministro da Administração Interna de "mentir aos portugueses e mentir no Parlamento" e justificou o motivo que levou o PSD a recorrer à figura da audição potestativa, a que os partidos …

Novo Banco não viu conflito de interesses na proposta sobre Imosteps

O Novo Banco defende que a proposta da Iberis para comprar a dívida da Imosteps, de Luís Filipe Vieira, não configurava conflito de interesses.  O Novo Banco defendeu, numa carta enviada ao Parlamento, que a proposta …