/

Para reavivar o turismo, uma pequena cidade está a contar com a ajuda dos “vampiros”

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por “Crepúsculo”, a série de livros para jovens adultos de Stephenie Meyer.

“Crepúsculo” foi publicado em 2005 e gira em torno da história de amor da estudante do ensino médio Bella Swan e o vampiro Edward Cullen. Doze anos depois de a autora Stephenie Meyer ter publicado o último romance da série original e quase oito anos depois de o filme final ter chegado aos cinemas, os negócios em Forks ainda estão a lucrar com os fãs da série.

No auge do sucesso da série em 2010, mais de 72 mil pessoas visitaram Forks, de acordo com dados do centro de visitantes da cidade. Desde então, esse número foi reduzido em cerca de 50%.

Este mês, Meyer lançou um quinto livro chamado “Midnight Sun”. A história é contada a partir da perspetiva de Edward Cullen. Na primeira semana do seu lançamento, o romance saltou para o primeiro lugar entre os livros mais vendidos da Amazon.

A dona de Leppell’s Flowers & Gifts, Charlene Leppell, espera que a popularidade crescente do romance ajude a angariar mais negócios. “Estou otimista de que quanto mais as pessoas lerem, mais despertará o interesse delas novamente”, disse Leppell, em declarações à CNN.

Forks foi colocado no mapa das rotas do turismo devido à saga “Crepúsculo”, cuja história acontece nesta cidade. Para construir a sua indústria de turismo, Forks tem investido em atividades para os fãs, como dedicar o dia 13 de setembro – dia do aniversário da protagonista Bella Swan – como “Stephenie Meyer Day” para agradecer à autora pelas suas contribuições à comunidade.

Os restaurantes locais incorporaram produtos temáticos de “Crepúsculo” no seu menu, como o “Bella Burger” do Sully’s Drive-in, que é servido com batatas fritas e presas de plástico.

Os fãs acorrem entusiasticamente ao Noroeste do Pacífico para o festival anual Forever Twilight in Forks, que Lissy Andros, diretora executiva da Câmara de Comércio de Forks, diz ser semelhante a uma “peregrinação anual” para os fãs.

Recentemente, os fãs de Forks proporcionaram alguns benefícios inesperados à comunidade. Quando o Hospital Comunitário de Forks precisou de equipamentos de proteção para os seus profissionais de saúde enquanto a pandemia de covid-19 se alastrava no estado, fãs de todo o país uniram-se para costurar máscaras.

Outro fã organizou uma campanha anual de material escolar desde 2017 para beneficiar o distrito escolar em Forks e a Escola Tribal Quileute em La Push, uma cidade que também aparece nos livros de Meyer.

Como a maior parte das cidades do mundo, Forks sofreu uma quebra no turismo. No entanto, o livro “Midnight Sun” pode ser novamente uma salvação durante um período de grande incerteza económica devido à pandemia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.