China diz ter sido obrigada a fechar um consulado nos EUA e ameaça retaliar

1

FMPRC.gov.cn

Wang Wenbin, porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China

A China anunciou esta quarta-feira que foi forçada pelos Estados Unidos (EUA) a encerrar o seu consulado na cidade norte-americana de Houston, numa medida descrita por Pequim como uma “provocação”.

“A China condena veementemente esta ação ultrajante e injustificada”, disse o porta-voz da diplomacia chinesa Wang Wenbin, em conferência, citado pela agência Lusa.

Considerou a decisão norte-americana uma “provocação” que “viola o direito internacional e os acordos consulares entre os dois países”, advertindo que vai haver “retaliação”.

Não houve confirmação ou explicação imediata por parte dos EUA.

“Pedimos aos EUA que corrijam esta decisão errada, ou caso contrário a China vai adotar uma retaliação legítima e necessária”, referiu Wang, acrescentando que o encerramento do consulado “em tão pouco tempo” representa “um aumento sem precedentes das ações norte-americanas contra a China”.

// Lusa

1 Comment

  1. Seria mais grave se tivessem encerrado um restaurante chinês ou um armazém de produtos contrafeitos. Agora …um consulado?! Não percam tempo com isso e encerrem dois McDonald’s algures na China.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.