/

Fezes mostram que os humanos chegaram à América do Norte há 14 mil anos

(dr) Lisa-Marie Shillito / Newcastle University

Cavernas de Paisley, no estado norte-americano de Oregon

Quando é que os humanos chegaram à América do Norte não é uma pergunta fácil de responder, mas os arqueólogos têm agora outra evidência útil com que trabalhar: um novo estudo sobre fezes com 14 mil anos.

De acordo com o site Science Alert, as fezes encontradas nas conhecidas cavernas de Paisley, no estado norte-americano de Oregon, dão mais força à teoria de que a história humana neste continente antecede à Cultura Clóvis, que se acredita ter sido estabelecida há cerca de 11.500 anos.

Embora o ADN destes excrementos já tivesse sido analisado anteriormente, o estudo mais recente, publicado na revista científica Science Advances, tem uma abordagem diferente porque procurou por traços de lípidos.

“Utilizando uma abordagem diferente, conseguimos demonstrar que havia populações pré-Clovis presentes na área da Grande Bacia e acabar com este debate de uma vez por todas”, afirma a geoarqueologista Lisa-Marie Shillito, investigadora da Universidade de Newcastle, no Reino Unido.

Também foram encontrados lípidos de cães misturados com os dos humanos, o que indica que estes animais já faziam companhia às pessoas desta época. Segundo o mesmo site, é outro sinal de que já levavam uma vida doméstica, assim como os fragmentos de materiais para fazer cestas também recuperados do local.

Nem todas as amostras de coprólitos analisadas eram compatíveis com seres humanos, mas mais de metade sim, sendo que duas datam de há 14 mil anos.

Agora, os cientistas querem descobrir mais coisas sobre os hábitos e as tradições destas civilizações. “Queremos saber mais sobre estas pessoas. Foi uma altura em que o ambiente era muito diferente e mudava rapidamente. Queremos saber como se adaptaram a estas mudanças, o que comiam e como isso mudou com o tempo”, acrescenta a investigadora.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.