/

Quase 10 anos depois, cientistas já sabem o que é o fóssil a que chamaram “A Coisa”

(cv) MNHNChile / YouTube

O fóssil descoberto na Antártida, em 2011, a que os cientistas chamaram “A Coisa”

Os cientistas apelidaram-no de “A Coisa”. Agora, quase dez anos depois, já sabem que o misterioso fóssil do tamanho de uma bola de futebol descoberto na Antártida é, na verdade, um ovo de casca mole.

De acordo com o site Science Alert, a análise revelou que este fóssil misterioso é, na verdade, um ovo de casca mole, com cerca de 68 milhões de anos, possivelmente colocado por um tipo já extinto de cobra ou lagarto marinho.

“É muito raro encontrar fósseis de ovos de casca mole tão bem preservados. É, de longe, o maior já descoberto”, disse à agência France-Presse Lucas Legendre, investigador da Universidade do Texas, em Austin, e um dos autores do estudo publicado, na última quarta-feira, na revista científica Nature.

O fóssil, que mede 28 por 18 centímetros, foi descoberto, em 2011, por um grupo de cientistas chilenos que estavam a trabalhar na Antártida. Durante anos, outros cientistas examinaram o fóssil em vão, até que, em 2018, um paleontólogo sugeriu que poderia tratar-se de um ovo (o que agora se confirma).

A análise das secções do fóssil revelou “uma estrutura em camadas semelhante a uma membrana macia e uma camada externa muito mais fina, sugerindo que a casca era mole”, disse Legendre.

“Isto também foi confirmado pelas análises químicas, que mostraram que a casca do ovo é distinta do sedimento à sua volta e que era originalmente um tecido vivo“, acrescenta.

A equipa considera que o ovo não pertence a um dinossauro, pois os tipos de dinossauros que viviam na Antártida naquela época eram demasiado pequenos para produzir um ovo tão grande, e os grandes o suficiente eram esféricos e não ovais.

Os investigadores acreditam que o ovo veio, sim, de um réptil marinho, possivelmente de um grupo conhecido como mosassauros, que era comum na região. Além disso, o ovo foi descoberto num local onde também já tinham sido encontrados esqueletos de mosassauros bebés e de outros répteis marinhos da ordem Plesiosauria.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.