O Senado norte-americano aprovou esta terça-feira por unanimidade a nomeação do primeiro juiz negro e homossexual do país, e confirmou também uma magistrada lésbica e negra e um juiz hispânico para um Tribunal Federal em Illinois e Washington, respectivamente.
Com o pleno dos 98 votos, o Senado aprovou a designação de Darrin Gayles para o tribunal federal do distrito sul da Florida, o que representa a primeira vez que um homem negro, abertamente homossexual, assume o cargo judicial federal de carácter vitalício.
Os senadores aprovaram também por 52 votos a favor e 44 contra a nomeação de Staci Yandle, uma mulher negra e assumidamente lésbica, para um tribunal federal do distrito sul de Illinois.
Com 92 votos a favor e quatro contra foi nomeado Salvador Mendoza para o tribunal federal do distrito este de Washington, o que o torna no primeiro juiz hispânico naquele tribunal.
Neil Eggleston, assessor do Presidente Barack Obama, considerou as nomeações como um “dia histórico” para o sistema judicial norte-americano.
“Pela primeira na história, o Senado confirmou dois juízes abertamente homossexuais no mesmo dia”, escreveu o assessor numa mensagem do blog oficial da Casa Branca.
/Lusa