Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes.
Nos Óscares, o filme sul-coreano fez história ao vencer o prémio de Melhor Filme, categoria que disputava com, entre outros, Era Uma Vez em… Hollywood, de Quentin Tarantino, e O Irlandês, de Martin Scorcese. Também recebeu da Academia os prémios de Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Realizador e Melhor Argumento Original.
Nos Golden Globes, foi reconhecido com o prémio de Melhor Filme Estrangeiro – a primeira vez que um filme sul-coreano realiza este feito. Bong Joon-ho deixou no seu discurso, ao receber este prémio, uma lição para o mundo do cinema: “Uma vez superada a barreira das legendas, vocês conhecerão muitos filmes incríveis“.
O choque de diferentes realidades
A história do aclamado filme começa com uma família sul-coreana, com ambos os pais desempregados. Vivem numa pequena cave, mantida com pequenos trabalhos que fazem de vez em quando. Tudo pode mudar, porém, quando o filho, Ki-woo, é indicado por um amigo para dar explicações de inglês a uma menina, Da-hye, de uma família abastada.
Pouco a pouco, Ki-woo e seus familiares vêem naquela família uma chance de sobrevivência – e a situação descontrola-se.
Bong Joon-ho é conhecido também pelos filmes The Host – A Criatura, Memories of Murder, Mother – Uma Força Única e Snowpiercer – Expresso do Amanhã.
Parasitas é mais uma comédia negra da filmografia do realizador, mostrando a colisão de classes sociais diferentes até em pequenos detalhes visuais da obra.