A capa de gelo de Marte é como o tiramisu

NASA

O manto de gelo de Marte é como um bolo, onde cada camada conta uma história. No caso do Planeta Vermelha, é uma história sobre a mudança climática.

Uma imagem recentemente divulgada de uma secção dos depósitos em camadas do Pólo Norte (NPLD) marciano mostra que esta é muito semelhante ao tiramisu, uma famosa sobremesa italiana, conta a Europa Press. O NPLD é composto por gelo de água e partículas que acabam por se empilhar umas em cima das outras.

As camadas são cobertas com geada sazonal de dióxido de carbono, como se vê ma imagem: uma geada persistente que adere a cada uma das camadas, frisa a NASA.

Recorrendo a imagens a cores e de alta resolução da câmara HiRISE da Mars Reconnaissance Orbiter, os especialistas conseguiram obter esta imagem que fornece mais detalhes sobre as variações nas camadas marcianas.

Durante o processo de deposição, estas camadas complexas podem encapsular pequenas bolsas de ar na atmosfera que, se chegarem a ser recolhidas sob a forma de amostras, podem ser estudadas para entender as ligações com os climas anteriores.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.